17 outubro 2011

Ainda tem alguma dúvida Cristóvão?


Nação Vascaína,

Finalmente o Vasco voltou a jogar com uma postura digna de pretendente ao título brasileiro! Diante do Atlético-MG no domingo passado, a equipe cruzmaltina imprimiu seu ritmo de jogo e mostrou que em São Januário quem manda é o Vasco!

Foram necessários apenas dois minutos após o início da partida para o Vasco abrir o placar! Após belo passe de Diego Souza (que mostrou mais uma vez que faz a diferença quando joga bem), Elton domina a bola no peito e manda uma bomba para o gol, sem chances para Renan. Vascão 1 x0! Aos 17 Fágner amplia o marcador após uma confusão dentro da área. Vasco 2 x 0 Atletico-MG.

E o Vasco continuou imprimindo seu poder de jogo mesmo com ausências consideráveis. Sem Juninho Pernambucano, Eduardo Costa e Rômulo (todos lesionados), além de Felipe e Jumar (suspensos), Cristóvão precisou reforçar o meio campo, mas mantendo uma marcação eficiente. Para isso armou o meio com Nilton, Allan e Felipe Bastos, que não decepcionaram.

O Atlético-MG não está em uma boa fase, isso é público e notório, mas possui jogadores que podem fazer a diferença em jogadas individuais. Sendo assim, Cristóvão conseguiu bloquear o setor ofensivo do Galo, principalmente com as boas atuações de Dedé e Renato Silva (este último levou o 3º cartão amarelo e não enfrenta o Bahia).

O Vasco mostra que mesmo sem suas peças principais pode ser uma equipe perigosa. Isso é fruto de todo um trabalho desenvolvido ao longo da temporada, com jogadores de qualidade. É claro que todo elenco possui peças limitadas, e o Vasco não é exceção (vide Marcio Careca, Victor Ramos e Leandro) mas, no mais, possui um elenco qualificado.

Em relação ao Alecsandro, não o incluí no rol de jogadores limitados uma vez que o mesmo foi essencial na conquista da Copa do Brasil. Ele realmente não vem atravessando uma boa fase, estando lento, confuso e pouco efetivo na maioria das partidas em que disputa. Se vier a retomar o futebol que apresentou na Copa do Brasil pode acabar ajudando o elenco.

Mas é evidente que entre Alecsandro e Elton, o último está se destacando muito mais, principalmente nessa reta final de campeonato, sendo decisivo no empate contra o Atlético-PR e na vitória contra o Atlético-MG.
Vejam bem, eu não estou dizendo que o Elton é a solução para os problemas do Vasco! Antes de atirarem pedras contra a minha posição, entendam bem o que eu falo.

Acho que o principal fator que diferencia Elton e Alecsandro neste momento é o fator CONFIANÇA. Elton agora está sendo mais produtivo justamente por estar mais seguro quando atua. Diferentemente do Alecsandro, que fica mais perdido em campo do que cego em tiroteiro.

Elton também possui um outro fator a seu favor: ele realmente cumpre o papel a qual está ordenado a fazer. Elton pouco recua, sendo efetivamente o homem de área. Já Alecsandro recua demais pra tentar achar algum jogo, e acaba sendo pouco efetivo justamente porque não fica no setor que era destinado a estar.

Não sei se todos lembram, mas tanto o Diego Souza quanto o Alecsandro já foram afastados temporariamente do elenco para recuperar o "bom futebol". Diego Souza conseguiu realmente aproveitar esse afastamento e voltou mais eficiente. Já Alecsandro infelizmente não conseguiu.

Na minha opinião, Alecsandro não deveria ser utilizado mais neste campeonato. Acho que ele deveria novamente ser afastado para recuperar sua forma física, além de trabalhar a questão de posicionamento e finalização. Acho que além de isso favorecer o jogador, acabaria preservando o pouco da imagem que o mesmo ainda tem com a torcida.

Caso o Elton não atue bem em alguma partida, continuo pensando que o melhor seria avançar o Diego Souza para jogar com o Eder, e trazer o Bernardo pra ajudar na criação, seja com Juninho, seja com Felipe.


Arbitragem

Foi de tirar do sério a atuação da arbitragem no jogo. Além da penalidade não marcada que o Elton sofreu, o mesmo ainda teve um gol muito mal anulado no 2º tempo.
Impressionante como o nível de qualidade da arbitragem brasileira é baixa. Tem horas que fica difícil saber se o erro foi por burrice ou por má-fé.
A CBF deveria fazer uma reciclagem dos árbitros. É inadmissível que os campeonatos sejam apitados por verdadeiras mulas!
Quem deve ter saído aliviado com a arbitragem foi o elenco do Atlético. Era pra ter levado pelo menos 4 gols!


Ricardo Gomes
Fiquei muito feliz ao saber que Ricardo falou com o grupo antes da partida pelo telefone. Isso com certeza deve ter sido uma dose extra de motivação pra se entregar em campo! Lembrem-se jogadores: O RICARDO MERECE ESTE TÍTULO!

Infelizmente não foi nessa rodada que voltamos para a liderança. O Corinthians conseguiu a vitória diante do Cruzeiro e manteve a 1ª posição. Continuamos com a mesma pontuação que eles, mas atrás no número de vitórias.

Quem pode se dar bem nessa semana é o Botafogo. Se vencer o Santos na próxima quarta-feira ultrapassa o Vasco e o Corinthians e assume a liderança! OLHO NELES! Acho que o Botafogo é o adversário mais perigoso nessa disputa do título!
Só espero que o Santos tenha o mínimo de respeito com sua torcida e entre em campo com vontade de vencer. Ainda mais depois desta derrota para o Grêmio na própria Vila.
Santos, se empatar já esta bom! Mas jogue com vontade por favor!!


Rio x São Paulo

Saindo um pouco da rivalidade entre os times aqui do Rio, como é bom ver o Vasco já na Libertadores 2012, e com Botafogo, Fluminense e Flamengo com grandes chances de irem também. Quem devem estar desesperados são os clubes paulistas que até agora só tem o Santos garantido pra 2012. Corinthians aparece como o único paulista que pode ira pra Libertadores através do brasileiro.

Qual futebol é melhor agora: Rio ou São Paulo???
Como diria Rafinha Bastos: CHUPA F.P.F!!!
obs. F.P.F = Federação Paulista de Futebol

Uma ótima semana para todos, fiquem com DEUS, e até a próxima Segunda-Feira!

Flávio Frotté
twitter: @flaviofrotte
e-mail: ffrotte@gmail.com

3 comentários:

  1. Espero que o Cristóvão de uma vez por todas simplifique para não complicar, pois invenção é com o Santos Dumont. Isso não é uma regra mas uma questão de bom senso pois a meu juízo deve ser titular do VASCO, quem no momento se mostrar mais eficiente e eficaz e no caso do ataque vascaíno, o Élton deve ser titular embora esteja longe ainda de ser o atacante dos meus sonhos no time do VASCO. Vou mais além ainda dizendo que o Alecsandro, embora tenha sido importantíssimo na conquista da Copa do Brasil inegavelmente, hoje não merece nem ser relacionado como opção no banco. Também testaria outros jogadores como o Bernardo, o William Bárbio que fez uma partida fantástica contra a gente no Nova Iguaçu, o Chaparro e o Jonathan que é um jogador jovem e bastante promissor, ou seja, é necessário testar novas variáveis mas sem invenção e improvisações infrutíferas como por exemplo colocar o Felipe de lateral-esquerdo.
    O VASCO que todos queremos é o VASCO do jogo contra o Grêmio, contra o Cruzeiro, o VASCO do 2º tempo contra o Atlético PR, o VASCO até do jogo contra a molambada e embora tenha empatado mandou no jogo o tempo inteiro e o fizemos se borrar todo e, claro o VASCO de ontém, aguerrido, determinado, focado, pegador,vibrante e com fome de títulos e acima de tudo como dizia Romário antigamente, jogando de VASCO.
    A palavra mágica é jogar como VASCO sempre e acima de tudo agora nessa reta final mas temos de ter cuidados também com a arbitragem pois temos que tomar ciência que um gol mal anulado como o de ontém do Élton, mesmo nas vitórias pode ser o fator decisivo em termos de desempate.
    VASCO, Campeão de tudo!!!

    ResponderExcluir
  2. Leônidas Camaro - ES17 de outubro de 2011 às 11:42

    Impressionante o a determinação que o Vasco apresentou ontem! Se manter este foco até o final o penta continua sendo muito possível!
    Faço das suas palavras as minhas, Alecsandro não deveria mais ser utilizado neste campeonato!
    Parabéns pela coluna!

    ResponderExcluir
  3. Perfeitas colocações Flávio! Só discordo quanto a questão do "framengo" tb ir pra libertadores em 2012. Seria melhor se fosse o Vasco, Botafogo e Fluminense, deixando o flamengo chupando o dedo! kkkkk

    ResponderExcluir