14 janeiro 2009

Mulheres no Futebol

Inúmeras e inúmeras vezes nos deparamos com dificuldades. Tais dificuldades podem ser tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

Se você pensa que seu time está tão ruim assim, prestem atenção na matéria que vem a seguir, que relata como o futebol feminino sofre nesse país.



AS GUERREIRAS DO MATO GROSSO DO SUL


No ano de 2008, surgiu no estado do Mato Grosso do Sul um grande e lindo projeto: o campeonato estadual de futebol feminino.

Esse projeto, apesar de ter sido realizado, só ocorreu graças ao incentivo do governo do estado, que queria um time na Copa da Brasil de Futebol Feminino.

Apesar do desejo do governo do estado, a federação de futebol não queria realizar o torneio. Alegando, uma falta de tempo e de datas.

Após uma longa negociação, a tabela foi feita e o campeonato foi disputado.

Com a confirmação do estadual, um dos maiores clubes do estado, o Comercial, teve através do presidente Eduardo Prado e da sua vice Romilda Campos, a idéia de montar um time para participar da competição.

Apesar da boa vontade, o clube não possuía recursos necessários para cobrir o teto salarial e muito menos qualquer tipo coisa que o time precisasse.

Aí é que surge o tema principal da nossa matéria: a paixão pelo futebol.

Comandadas pela treinadora Vanessa Borges, o comercial conseguiu arrumar atletas que participassem do torneio sem receber gratificação alguma, ou melhor, recebiam a oportunidade de realizar seu sonho: ser jogadora de futebol.

O Comercial é um time que faz o que pode para ajudar essas atletas. Tentam patrocínios, uniformes, transportes, alimentação e tudo mais que essas meninas venham a precisar.

Essa iniciativa não é digna só elogios, e sim também de exemplo para muitos clubes brasileiros que não investem no talento que as mulheres tem para o futebol.

Em 2008, o Comercial foi vice campeão do estadual. Mesmo sem muitos recursos, o clube chegou até a final invicto (7 vitorias e 1 empate) e com a maior goleada da competição ( 14 x 0). Mais por coisas, que só os deuses do futebol sabem explicar, o time perdeu a final e ficou com o vice campeonato.
Perdendo assim o direito de ir a Copa do Brasil.

É um time jovem, assim como muitos do futebol feminino. É uma geração que tem como grande ídolo, a melhor do mundo Marta.

O Comercial-MS tem como destaques da equipe as volantes Bruna, artilheira do estadual e Isabella, com que entramos em contato.

Essa atitude do Comercial, como já disse, tem que ser seguida por muitos outros clubes do nosso futebol. Pois nesse Brasil estão espalhadas Martas, Cristianes, Formigas, Danielas e tantas outras que fazem bonito lá fora e representam muito bem nosso futebol.

Que isso sirva de lição, pois elas querem sim ser remuneradas, mas em primeiro lugar querem uma oportunidade de mostrar o seu devido valor.

Isso serve de exemplo também para o futebol masculino, que a cada dia que passa perde essa identidade, ou seja, o amor pela profissão. Esquecem o prazer de jogar, por uma grande quantia ou até mesmo por uma mixaria.

Que isso fique como exemplo para as autoridades do futebol. Que elas façam como o governo do Mato Grosso do Sul, que deu total apoio a criação do Estadual.

Já está mais que na hora de nosso futebol feminino ter uma liga, pois é sempre bom ver uma boa partida de futebol. Já que os melhores jogadores não estão aqui no nosso país, que pelo menos elas permaneçam para nos dar o espetáculo que merecemos!


Comercial F.C

Elenco: Elinéia e Antonia (Goleiras); Ene e Maysa (Laterais Direitas); Bae, Fabíola, Gisele e Regis (Zagueiras); Viviany (Lateral Esquerda); Bruna, Isabella, Larissa (Volantes); Leusa e Dayane (Meias); Maiara, Thiele, Rosangela, Andréia e Mayara (Atacantes)

Técnica: Vanessa Borges

Presidente: Eduardo Prado

Vice-Presidente: Romilda Campos


VIVA A BELEZA DO FUTEBOL, VIVA AO FUTEBOL FEMININO

Nenhum comentário:

Postar um comentário