Em primeiro lugar, gostaria de registrar a minha satisfação em fazer parte desse grupo de Vascaínos que tanto se preocupam com o futuro do nosso Clube e dedicam grande parte das suas vidas para essa que é a nossa grande paixão.
É bem verdade que passamos por um momento difícil, de reestruturação, de reconstrução da nossa biografia. Essa história, que foi construída por gente simples, puramente popular e que sempre esteve na vanguarda do seu tempo.
Falar da luta contra o preconceito, da construção de São Januário, das conquistas é puramente “chover no molhado”. Vou aproveitar essa minha estréia para falar sobre um projeto que está em pleno crescimento e será, sem dúvida, mais um marco na nossa trajetória, tão repleta de glórias.
Ainda em estágio inicial, está sendo desenvolvido o nosso Centro de Memória que deixará registrado, através de documentos, fotos, vídeos, etc, tudo que possa materializar os capítulos dessa epopéia chamada Club de Regatas Vasco da Gama.
Transcrevo, abaixo, a palavra do nosso Diretor de Patrimônio Histórico, Sr. João Ernesto, que resumidamente discorre sobre o objetivo do projeto:
O projeto do Centro de Memória é, fundamentalmente, de amor.
Amor ao Vasco. Amor a essa história rica e ímpar que tem o nosso Vasco, gloriosa dentro e fora do campo. Amor àqueles que, com muita luta, construíram esse Gigante.
Àqueles que, com seu desempenho nos campos esportivos nos deixaram medalhas e troféus. Àqueles que, com sua coragem, deram a este País lições de como combater o racismo e a exclusão social.
E tudo que é feito com Amor, e em nome dele é exercido, tem grande chance de ser bem sucedido.
Todos sabemos que o Vasco atravessa uma fase difícil, a que chamo de Reconstrução. E o Centro de Memória (CM) é um segmento que faz parte dessa Operação Rescaldo.
Para as atividades do Centro, decidimos que deveria haver uma base científica. Para tanto, contratamos uma equipe composta de 01 historiador, 01 museóloga e 02 estagiárias de Museologia. É certo que precisaremos de mais profissionais. Entretanto, para o momento que vive o Clube, é o que está ao nosso alcance.
Em primeira fase, o CM fará um levantamento do acervo existente no Clube. Nessa fase, o trabalho reside em classificar, higienizar e catalogar todo o acervo documental, aí incluídos fotos, documentos etc.
A segunda fase consistirá do armazenamento correto de tão sensível material, em ambiente próprio.
A terceira fase, aquela em que haverá a tão esperada visibilidade para todos os Vascaínos, será a da criação do Museu do Vasco, onde serão expostas as peças que sejam de interesse da gente Cruzmaltina.
O Centro de Memória terá sustentabilidade com o decisivo engajamento dos Vascaínos, no que concerne à doação de material histórico. O endereço eletrônico é centrodememoria@crvascodagama.com
Faz parte de um sonho, a criação de um Museu da Imagem e do Som do Vasco, para o qual colheremos depoimentos de atletas, ex-atletas, dirigentes e ex-dirigentes, elementos-chave na consolidação da História dessa Paixão chamada Vasco.Um abraço a todos e boa sorte nesse novo espaço Vascaíno.
João Ernesto da Costa Ferreira
Divisão de Patrimônio Histórico – Diretor
Essa é mais uma demonstração do quanto o nosso Clube ainda vai evoluir e avançar nos modernos conceitos de divulgação, ficando no nível dos maiores clubes da Europa. Quem viver verá!!!
Espero ter contribuído para que toda a família Vascaína conheça um pouco mais dos projetos que estão em andamento no Clube e possam efetivamente participar, seja com sugestões, críticas ou idéias que possam melhorar a nossa imagem, tão machucada nos últimos tempos.
Grande abraço.
Carlos Jorge
Essa matéria sobre o Museu do Vasco ficou excepcional, muito bem feita parabéns a equipe eese blog é um grande espaço para os vascaínos!
ResponderExcluirEu sou corinthiano,mas reconheço que essa matéria ficou show!
ResponderExcluirParabens pelo trabalho e pelas informações!
fui
JaNjÃo ComicS
Parece que após ir para a Segundona, o Vasco dará a volta por cima.
ResponderExcluirSe depender dos vascaínos, claro.
Também sou Corintiano, mas gostei da enquete e da matéria. Os times precisam de algo que registre seu passado para que esse não seja esquecido.
ResponderExcluirembora torço pro arc rival FLAMENGO
ResponderExcluira sua materia ficou excelente:
obrigado pelo comentario no meu blog.
acho uma iniciativa muito interessante.
ResponderExcluirsou vascão costo do junio.diego souza
ResponderExcluir