08 fevereiro 2009

MUSEU DO VASCO

Olá amigos blogueiros, estava navegando no site Sociedade Vascaína, que é muito interessante, e vi um texto muito bom do companheiro Carlos Jorge (colunista do site Sociedade Vascaína) sobre o Museu do Vasco. Resolvi postar aqui e espero que vocês gostem.

MUSEU DO VASCO

Torcedores assistindo a uma partida do Vasco, em um passado distante.

Em primeiro lugar, gostaria de registrar a minha satisfação em fazer parte desse grupo de Vascaínos que tanto se preocupam com o futuro do nosso Clube e dedicam grande parte das suas vidas para essa que é a nossa grande paixão.

É bem verdade que passamos por um momento difícil, de reestruturação, de reconstrução da nossa biografia. Essa história, que foi construída por gente simples, puramente popular e que sempre esteve na vanguarda do seu tempo.

Falar da luta contra o preconceito, da construção de São Januário, das conquistas é puramente “chover no molhado”. Vou aproveitar essa minha estréia para falar sobre um projeto que está em pleno crescimento e será, sem dúvida, mais um marco na nossa trajetória, tão repleta de glórias.

Ainda em estágio inicial, está sendo desenvolvido o nosso Centro de Memória que deixará registrado, através de documentos, fotos, vídeos, etc, tudo que possa materializar os capítulos dessa epopéia chamada Club de Regatas Vasco da Gama.

Transcrevo, abaixo, a palavra do nosso Diretor de Patrimônio Histórico, Sr. João Ernesto, que resumidamente discorre sobre o objetivo do projeto:


O projeto do Centro de Memória é, fundamentalmente, de amor.

Amor ao Vasco. Amor a essa história rica e ímpar que tem o nosso Vasco, gloriosa dentro e fora do campo. Amor àqueles que, com muita luta, construíram esse Gigante.

Àqueles que, com seu desempenho nos campos esportivos nos deixaram medalhas e troféus. Àqueles que, com sua coragem, deram a este País lições de como combater o racismo e a exclusão social.

E tudo que é feito com Amor, e em nome dele é exercido, tem grande chance de ser bem sucedido.

Todos sabemos que o Vasco atravessa uma fase difícil, a que chamo de Reconstrução. E o Centro de Memória (CM) é um segmento que faz parte dessa Operação Rescaldo.

Para as atividades do Centro, decidimos que deveria haver uma base científica. Para tanto, contratamos uma equipe composta de 01 historiador, 01 museóloga e 02 estagiárias de Museologia. É certo que precisaremos de mais profissionais. Entretanto, para o momento que vive o Clube, é o que está ao nosso alcance.

Em primeira fase, o CM fará um levantamento do acervo existente no Clube. Nessa fase, o trabalho reside em classificar, higienizar e catalogar todo o acervo documental, aí incluídos fotos, documentos etc.

A segunda fase consistirá do armazenamento correto de tão sensível material, em ambiente próprio.

A terceira fase, aquela em que haverá a tão esperada visibilidade para todos os Vascaínos, será a da criação do Museu do Vasco, onde serão expostas as peças que sejam de interesse da gente Cruzmaltina.

O Centro de Memória terá sustentabilidade com o decisivo engajamento dos Vascaínos, no que concerne à doação de material histórico. O endereço eletrônico é centrodememoria@crvascodagama.com
Faz parte de um sonho, a criação de um Museu da Imagem e do Som do Vasco, para o qual colheremos depoimentos de atletas, ex-atletas, dirigentes e ex-dirigentes, elementos-chave na consolidação da História dessa Paixão chamada Vasco.

Um abraço a todos e boa sorte nesse novo espaço Vascaíno.

João Ernesto da Costa Ferreira
Divisão de Patrimônio Histórico – Diretor


Essa é mais uma demonstração do quanto o nosso Clube ainda vai evoluir e avançar nos modernos conceitos de divulgação, ficando no nível dos maiores clubes da Europa. Quem viver verá!!!

Espero ter contribuído para que toda a família Vascaína conheça um pouco mais dos projetos que estão em andamento no Clube e possam efetivamente participar, seja com sugestões, críticas ou idéias que possam melhorar a nossa imagem, tão machucada nos últimos tempos.

Grande abraço.

Carlos Jorge

7 comentários:

  1. Essa matéria sobre o Museu do Vasco ficou excepcional, muito bem feita parabéns a equipe eese blog é um grande espaço para os vascaínos!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou corinthiano,mas reconheço que essa matéria ficou show!

    Parabens pelo trabalho e pelas informações!

    fui

    JaNjÃo ComicS

    ResponderExcluir
  3. Parece que após ir para a Segundona, o Vasco dará a volta por cima.
    Se depender dos vascaínos, claro.

    ResponderExcluir
  4. Também sou Corintiano, mas gostei da enquete e da matéria. Os times precisam de algo que registre seu passado para que esse não seja esquecido.

    ResponderExcluir
  5. embora torço pro arc rival FLAMENGO

    a sua materia ficou excelente:

    obrigado pelo comentario no meu blog.

    ResponderExcluir
  6. acho uma iniciativa muito interessante.

    ResponderExcluir
  7. sou vascão costo do junio.diego souza

    ResponderExcluir