Écio Capovilla, o Écio, célebre médio-volante do Vasco da Gama entre 1957 e 1964 nasceu em Valinhos, interior de São Paulo, belíssima localidade da Grande Campinas (SP).
Ele foi dirigido no Vasco por Martim Francisco e por outros treinadores que não esquecerá jamais. Segundo o jornalista, compositor e historiador, Sérgio Cabral, fanático vascaíno, Écio foi o jogador mais leal e ético que conheceu. "Além disso, ele disputava com Bellini o título de jogador mais bonito do BrasilDesde pequeno, o futebol era o seu esporte favorito. Já com 14 anos participou de jogos da divisão infantil da liga campineira de futebol pela equipe do Esporte Clube Rigesa de Valinhos. Em 1953, Écio jogou pelo Guarani Futebol Clube de Campinas, sendo campeão na categoria juvenil.
Em 1955, descoberto por um representante do Fluminense, foi convidado para ingressar na equipe juvenil do time, no qual se sagrou campeão. Na época, o técnico era o Gradim. Em 1956, por não ter acertado financeiramente com o Fluminense, resolveu desistir do futebol e voltar para Valinhos, fazendo ainda uma tentativa de continuar indo treinar no São Paulo, que tinha como técnico Turcão. Em 1957, Gradim, que tinha se transferido para o Vasco da Gama, como técnico do juvenil, o trouxe para a equipe, a pedido de Martin Francisco, então treinador do time profissional. Em 1958, já atuando pela equipe principal do Vasco da Gama, teve destaque conseguindo ser campeão do Torneio Início do Campeonato Carioca, Super-supercampeão carioca, e campeão do Torneio Rio-São Paulo).
Participou também de vários torneios internacionais, viajando pela equipe do Vasco da Gama. Em 1960, ele foi convocado para a Seleção Brasileira disputando a Copa Rocca e Oswaldo Cruz, na Argentina e Paraguai, respectivamente. Em 1964, Écio se transferiu para o Sporting Cristal de Lima, Peru, onde atuou até 1966, quando encerrou a sua carreira profissional. De volta a sua cidade natal, Valinhos, ele trabalhou em uma multinacional como gerente por 35 anos. De lá, saiu a convite do prefeito municipal para ser Secretário de Esportes da cidade."
Fontes
www.miltonneves.com.br/
http://www.diarioweb.com.br
O volante Écio, formou com
ResponderExcluirOrlando e Coronel, uma das maiores linhas médias do futebol brasileiro.Embora fosse paulista, de Valinhos,seu futebol só apareceu na cidade do rio de janeiro,graças ao descobridor de craques chamado Francisco Gradim.