16 junho 2010

CATEGORIA DE BASE: O FUTURO DO VASCÃO

Há muitos anos, o Vasco é uma grande referência na revelação de novos e talentosos jogadores. O futebol de base do Vasco já foi praticamente uma fábrica de craques e, revelou jogadores que se tornaram ídolos do clube, como Romário, Edmundo, Pedrinho, Barbosa, Jardel, o grande goleiro Carlos Germano, entre outros. Em meio a grandes revelações, da base vascaína saiu um jogador em especial: Roberto Dinamite, que se tornou o grande ídolo e maior goleador do clube, com 754 gols e que atualmente é o presidente do Vascão. Aos poucos, o time da colina está voltando a ser uma das maiores referências em futebol de base. Recentemente, o clube apresentou ao mundo da bola quatro grandes talentos: Alan Kardec e Alex Teixeira, ambos jogaram o mundial sub-20 do ano passado pela Seleção Brasileira e desde o início do ano atuam no exterior, e também os jovens Allan e Philippe Coutinho. O garoto Coutinho, que acabou de deixar o Brasil e ir jogar na Inter de Milão, já estava vendido ao clube europeu desde quando ele tinha apenas 16 anos, e com certeza, ainda será um grande jogador. Os atletas da base, na maioria das vezes, permanecem no anonimato até que chegam ao time profissional. O futebol-base ainda não tem o reconhecimento que merecia ter, mas felizmente essa realidade vem mudando e eles estão começando a ser reconhecidos e valorizados, inclusive por parte dos torcedores e também da mídia, que nunca fez muita questão de falar sobre essas jovens promessas do futebol brasileiro. O clube também se preocupa com os jovens além do campo, se preocupam com a inclusão deles. Para isso, existe o Colégio Vasco da Gama, que prepara esses jogadores para a vida. Ele atende atletas dos níveis de ensino fundamental e médio, e já foi freqüentado por jogadores como Alex Teixeira, Alan Kardec e Philippe Coutinho. Para quem não sabe, o time de base do Vasco conquistou no ano passado, o título da Taça OPG, título esse, que trouxe muito orgulho para os atletas. Segue abaixo algumas entrevistas com os atletas de base do Vasco.

Nome: Dirceu Fraga Guimarães Junior (Juninho)
Idade: 19 anos
Está no Vasco desde: 2008
Posição: Volante

1- Como é o dia a dia ai no Vasco, o que vocês, meninos do Juniores fazem durante o dia?Juninho: Não tem muito segredo no nosso dia-a-dia. Durante a manhã alguns vão para o Colégio do Vasco, outros dormem e normalmente temos treino à tarde. A noite, saímos para comer ou fazer algo diferente.
2- Os treinamentos, quanto tempo duram? E tem diferença entre o treino de uma equipe de base e uma equipe profissional? Quais?
Juninho: O tempo de treinamento varia de acordo com o trabalho proposto pelo treinador. Quando é um trabalho mais forte, com mais intensidade, como no treino físico por exemplo, não costuma passar de 1 hora. Quando são trabalhos técnicos e táticos, o treino costuma prolongar um pouco. Não existe uma grande diferença entre o nosso treinamento, eles seguem o mesmo plano de trabalho, o que diferencia um pouco é que estamos em uma etapa de formação e aperfeiçoamentos as nossas deficiências.
3- O que você acha da iniciativa do clube, de ter feito o colégio do Vasco?
Juninho: É muito importante isso, de incentivar os estudos, e facilita muito para nós, atletas da base, pois por causa das competições, não temos tempo de freqüentar as aulas normalmente, e em um colégio “normal” isso nos prejudicaria e eles não teriam o mesmo cuidado com a gente. No colégio do Vasco, eles nos ajudam a conciliar os estudos e o esporte, pois sabem o motivo das faltas. Também é mais fácil pois podemos acompanhar com mais facilidade, os outros atletas que vem de outros lugares do estado e do país.

Nome: Iderlon da Silva Santana (Dico)
Idade: 19 anos
Está no Vasco desde: 2007
Posição: Meia Atacante

1-Como é ser jogador de base de um clube de futebol?
Dico: É uma experiência muito boa, ainda mais quando se é jogador de um clube como o Vasco da Gama.
2-Quais são as dificuldades desse início de carreira?
Dico: Ficar longe da família, dos amigos e das pessoas que você gosta.
3- Como foi jogar a Taça OPG?
Dico: Foi cansativo mas também foi muito bom. Teve muito trabalho e muito esforço pra ser campeão.
4- Como é o dia-a-dia ai no Vasco?
Dico: Ah, é meio normal. São mais ou menos 2h de treino por dia. Tem também a convivência com os outros atletas, mas me dou muito bem com todos graças a Deus.
5- O que você acha da iniciativa do Vasco ter fundado o colégio?
Dico: É uma iniciativa muito boa, muito legal, pois facilita a vida dos atletas que moram aqui no clube.

Bom, depois de tanto tempo sem postar aqui, aos poucos voltarei postando partes do meu documentário.
Espero que curtam.

Beijo, Saudações Vascaínas
Laís Eger

Nenhum comentário:

Postar um comentário