20 agosto 2010

Documentário Vasco da Gama

Fala galera, beleza? Bom, depois de um tempo sumida, eu voltei!
Justificando meu sumisso: Sumi pra fazer um trabalho sobre o Vasco, que postarei pra vocês agora. Esse trabalho, é um documentário escrito sobre o Vasco, que fiz para um concurso que o Gremio Estudantil do meu colégio promoveu.Resumindo, esse documentário fala bem resumidamente sobre a história do Vasco.
Postarei o documentário em partes, porque ele tem 52 páginas ao todo, incluindo as fotos, então, é muita coisa pra uma postagem só, e tentarei postar as fotos também, principalmente algumas bem antigas que eu achei, que talvez poucos vascaínos já tenham as visto.

PARTE 1

Club de Regatas Vasco da Gama

Em 21 de agosto de 1898, um grupo de 62 rapazes se reúne para formar uma associação para a prática do Remo, que era o esporte soberano naquela época. Em homenagem ao quarto centenário da descoberta do caminho marítimo para as Índias, eles deram para essa associação, o nome de Club de Regatas Vasco da Gama. Com a prática do remo, o Vasco já havia ganho muitos títulos e já tinha uma história cheia de conquistas e glórias.Com o crescimento de novos esportes, principalmente o futebol, o Vasco incluiu a modalidade esportiva ao clube, depois de vencer uma grande resistência interna. O início foi muito difícil, pois com a nova modalidade esportiva, aumentariam os gastos com uniformes e inscrições na Liga Metropolitana de Futebol, mas com a colaboração dos torcedores vascaínos, que queriam cada vez mais o crescimento do clube, as despesas foram pagas pelos próprios torcedores e sócios. Como o Vasco ainda não tinha um CT (centro de treinamento), a solução encontrada foi pedir a prefeitura um local na Praia do Russel. Com esses detalhes resolvidos, o Vasco passa a ter seu primeiro time de futebol e disputar pela primeira vez um campeonato de futebol: a terceira divisão do campeonato carioca de 1916.

A foto mais antiga de um time vascaíno, datada de 1915

O primeiro jogo oficial do Vasco, aconteceu em 3 de maio de 1916, contra o Paladino F.C. O resultado foi desastroso: 10x1. O time era formado por Antonio Pereira de Azevedo, Frederico Eisenwlker, Álvaro Araújo Sampaio, Vitorino Rezende Silva, Antonio Bebiano Barreto, Augusto Pereira d’Azevedo, Oscar Guimarães, Mário Moraes, Joaquim d’Oliveira, Manoel d’Oliveira e Adão Antonio Brandão, que entrou pra história do clube sendo o autor do primeiro gol feito pelo time cruzmaltino.
Anos depois, o clube começou a contratar novos jogadores, mas com uma grande diferença dos outros clubes de futebol existentes na época: não importava a cor ou situação social do atleta. Como o esporte era dominado pelo racismo, pelo preconceito, não era permitida a contratação de negros e pobres. Como o Vasco não aceitava essa situação, o Vasco foi em busca da igualdade racial, social e do fim desse preconceito que os clubes de futebol tinham em relação a negros e pobres.
A primeira vitória do Vasco, só ocorreu no returno do campeonato, por 2x1 sobre o River F.C. Foi a única vitória do Vasco naquele ano, que terminou o ano em último lugar. Mas o Vasco continuou firme, sem desanimar, e foi o único da competição que sobreviveu através dos tempos. Apesar da péssima campanha do primeiro campeonato que o Vasco disputou, nada abalou essa nova fase do Vasco. A cada dia o número de sócios se multiplicava e consequentemente, a torcida crescia. Com isso, o remo também era beneficiado.
O futebol do Vasco se consolidou de verdade, nos anos de 1917, 1918 e 1919. O sucesso do campeonato de 1916 atraiu a atenção de clubes cariocas de outras federações e estes ingressaram na Liga Metropolitana para a disputa do ano seguinte. Para evitar o inchaço de participantes, todos os clubes da terceira divisão, incluindo o Vasco, foram automaticamente promovidos para a divisão seguinte, enquanto os novos clubes começariam na terceira em 1917. Com isso, o Vasco mudaria. O time foi melhorado, fortalecido, e as vitórias começaram a surgir. O verdadeiro Vasco da Gama surgiu então e terminou o campeonato em quarto lugar. No ano seguinte, eles conquistam a terceira posição. Em 1919 o time busca reforços na Liga Suburbana e a equipe se fortalece mais ainda. A cada dia, o Vasco provava que estava no caminho certo, e os sócios continuavam crescendo vendo o futuro glorioso que aquela equipe, formada por jogadores humildes teria.


Equipe de 1918


Como naquele tempo as substituições durante as partidas não eram permitidas, os reservas disputavam um campeonato separado, o campeonato dos segundos quadros. Nesse campeonato, em 1920, o clube terminou em 1º lugar, empatado com o Helêncio A.C, então uma decisão foi marcada para março do ano seguinte, que seria a primeira decisão que o Vasco disputava e nela foi conquistado o primeiro título da equipe, com um sensacional 4 x 2. A equipe que conquistou esse título, era formada por Miguel Cavalier, Ernani Van Erven, Carlos Pinto da Silva, Antonio Borges, Eudino Wubert, Djalma Alves de Sousa, Aquiles Pederneiras, Torteroli, Carlos Gomes Faria, Adão Antônio Brandão e Alfredo Godoy.
Para o campeonato de 1921, a Liga Metropolitana dividiu a divisão principal do campeonato em duas series, colocando os quatro primeiros colocados da segunda divisão no ano anterior para a série B, dentre eles o Vasco. Mesmo não sendo na série A, pela primeira vez o Vasco disputaria a primeira divisão de um campeonato: o torneio início de 1921. O campeonato não foi conquistado pelos cruzmaltinos, mas eles venceram o América, que era um dos grandes do Rio de Janeiro naquela época. Meses depois, quem caiu foi o Bangu. Essas vitórias contra os times da Série A faziam com que os vascaínos acreditasse cada vez mais no Vasco e em suas futuras conquistas. O primeiro passo para isso era conseguir o acesso à divisão principal.
Em 1922, o Vasco buscou como treinador, o uruguaio Ramón Platero, que já havia sido campeão pelo Fluminense e pelo Flamengo. Os métodos do treinador eram revolucionários. Naquela época, a preparação física e concentração ainda era desconhecida, mas o Vasco já começava a dar os primeiros passos e evoluir nessa área, o que faria a diferença para o time. Com a contratação de Ramón, que era o maior treinador do Rio de Janeiro, todos viram como o Vasco crescia, se fortalecia cada vez mais e poderia derrotar as equipes que sempre se julgaram superiores.

Leitão, Nélson e Mingote, que eram parte da defesa montada por Platero.

Ao campeão dos primeiros quadros da Série B de 1922 estava garantida a vaga para a Série A do ano seguinte, sem necessidade de eliminatória. Então, foi em busca disso que os vascaínos foram. Um a um, os adversários foram derrotados e a campanha foi excelente, com apenas uma derrota. Com isso, o Vasco foi campeão com o time formado por Nélson da Conceição, Mingote, Leitão, Pedro Nolasco dos Santos, Bráulio Prado, Arthur Medeiros Ferreira, Paschoal, José Cardoso Pires, Torteroli, Claudionor Correa e Alípio Marins. No campeonato dos segundos e terceiros quadros, o Vasco terminou invicto. Isso fez com que o Vasco ganhasse a posse temporária da Taça Constantino, que o clube ganhou definitivamente em 1924. Em 1923, os times racistas tiveram uma surpresa durante o campeonato carioca: foram derrotados pelo time de negros e trabalhadores. As arquibancadas desses clubes racistas, antes restrita a elite, agora era invadida pela massa vascaína. Os estádios começaram a ficar pequenos demais para tantos torcedores. Ninguém imaginava que aquela equipe tão inferior pudesse ganhar dos times ricos da cidade, mas esse pensamento mudou a partir da conquista do campeonato de 1923. Esse foi o ano que marcou para a história do futebol, pois com isso os negros e os trabalhadores começaram a se afirmar no futebol e o esporte deixou de ser só para alguns privilegiados. O Vasco se impôs perante os soberbos e mostrou que eram todos iguais.
Com o sucesso desse time, ocorreu o já esperado: Nélson, Torteroli e Paschoal foram convocados para jogar Sul-Americano do Uruguai em 1923 pela seleção brasileira.
A aristocracia resolveu reagir devido ao grande sucesso do Vasco. Na época, além do preconceito contra negros, existia o preconceito contra imigrantes portugueses. Publicações circulavam na cidade, de forma agressiva contra os portugueses, uma delas publicada em 1894: “combateremos e odiamos o elemento português, que é o que nos corrompe e ceifa a existência, monopolizando tudo e sacrificando nossa população”. Foi nessa sociedade que o Vasco se inseriu, e o futebol, espalhava cada vez mais essa idéia, de um país formado por brancos. Ainda durante a disputa do campeonato de 23, a torcida do Vasco foi covardemente agredida por torcedores do Flamengo e demais clubes que se uniram e se voltaram contra os mesmos. Eles queriam a todo custo intimidar os cruzmaltinos e bani-los do futebol elitizado. Mas nada deteu o Vasco, que foi o campeão de 23.

Time campeão de 23

Bom, por hoje postarei até aqui. Amanhã postarei a parte dois. Espero que gostem!

Beijos, Saudações Vascaínas
Laís Eger

5 comentários:

  1. nunca vai existir um clube como vasco
    saudaçoes vascaina

    ResponderExcluir
  2. Putz, parabéns . Irei ler e assistir todos. Valeu de mais.

    ResponderExcluir
  3. Arthur Medeiros Ferreira é avô da minha mãe!

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu sou bisneta do Arthur Medeiros Ferreira e queria conhecer melhor a historia do Vasco da época em que ele jogou.
    Parabens pelo blog!
    Viviane.

    ResponderExcluir