22 agosto 2010

Documentário Vasco da Gama

PARTE 3

Após a construção de São Januário, o Vasco montou o seu primeiro grande time de verdade, a Sele-Vasco. Tendo no elenco jogadores que disputaram a Copa de 1930, como Fausto, Itália, Brilhante e Russinho, o Vasco foi campeão de 1929 em uma final de melhor de três com o América, que depois de dois empates e uma goleada por 5 x 0, viu a superioridade vascaína.
Uma das maiores goleadas do Vasco, aconteceu em 26 de abril de 1931, um espetacular 7 x 0 sobre o Flamengo, que armou a maior confusão com o resultado, o que resultou em um bate boca entre Fausto e Penha, ambos expulsos pela confusão. Os jornalistas, tentaram defender o Flamengo em suas publicações, para diminuir o constrangimento rubro-negro. Era o preconceito prevalecendo mais uma vez.
Em 1931, o Vasco mais uma vez surpreendeu. Foi jogar na Europa e venceu times como Bancelona, Porto, Benfica e Sporting. Com o sucesso do time lá, clube recebeu ofertas irrecusáveis para que jogadores como Fausto e Jaguaré permanecessem pela Europa. Sem esses jogadores, o Vasco perdeu a liderança e o campeonato para o América.


O amadorismo dos negros no futebol então estava com os dias contados, cada vez mais os clubes se obrigavam a aceitar esses jogadores entre a elite. Em 1933 foi criada a Liga Carioca de Futebol, e então o profissionalismo começou de verdade. O Fluminense e o Flamengo resistiram a não participar dessa liga, mas acabaram se rendendo e deixaram o preconceito de lado, já o Botafogo, se recusou e não participou para poder manter o status, mas anos depois, também desistiu da resistência.
Com o profissionalismo em destaque, mais uma vez o Vasco montou um timaço, dessa vez, para disputar o campeonato de 1934. Mandou buscar Fausto de volta, que havia ficado na Europa quando o Vasco foi pra lá, Gradim e os dois maiores jogadores brasileiros do momento: Domingos da Guia e Leônidas da Silva. Com esse time, o Vasco conquistou o quarto título carioca.
Com o surgimento da liga, o futebol carioca ficou dividido entre o Vasco e a Liga e o Botafogo e a AMEA. Isso se aprofundou com a criação da Federação Metropolitana de Desportos, entidade que abrigou o Vasco e outros pequenos clubes. Nessa nova entidade o Vasco conquistou o campeonato de 1936, não com um time tão bom, mas com a presença do artilheiro Feitiço.
Com o acordo feito em 1937 entre o presidente do Vasco e o presidente do América, a paz no futebol carioca foi finalmente estabelecida. Nasceu então a Liga de Futebol do Rio de Janeiro. Para comemorar, o Vasco e o América se enfrentaram no final de julho de 1937, em São Januário, e o time da colina venceu por 3 x 2 e jogo ficou conhecido como Clássico da Paz.

Foto histórica antes do Clássico da Paz.

De 1937 até 1945 o Vasco ficou sem ganhar títulos. Foram 9 anos de jejum até que o Vasco finalmente retornou a ser campeão carioca.
Em 1938, o Flamengo construiu a Gávea, e a inauguração foi um jogo contra quem? Ah, contra o Vasco. O resultado: 2 x 0 para o Vasco e crise no Flamengo. Depois desse jogo, ainda foram disputadas outras partidas entre Vasco e Flamengo na Gávea, sendo sete vitórias vascaínas contra seis rubro-negras.
O Vasco sempre teve uma preocupação em especial: a formação da criança e do adolescente. A idéia de criar um departamento infantil teve que ser adiada, devido às dívidas da construção de São Januário. Em 1941, Aníbal Ferreira de Souza teve a iniciativa de começar com o projeto. Um ano depois, quando Cyro Aranha se tornou presidente, o Departamento Infanto/Juvenil foi criado, tendo como diretor Aníbal e como sub-diretor Levy de Magalhães, que seriam as pessoas que dariam vida a esse departamento. A grande motivação para que isso desse certo, foi a falta de atletas em algumas modalidades esportivas, como vôlei e basquete. Apesar dos muitos sócios, não se conseguia fazer dois times de cada modalidade e era preciso buscar atletas de outras agremiações. Para resolver esse problema, chamaram toda a juventude vascaína, e foram então surgindo os jovens talentos.
As dependências do DIJ foram inauguradas em abril de 1943. Pouco tempo depois, nas colunas de Cascadura já eram publicadas que esses atletas seriam vitoriosos e fariam o Vasco crescer. Foi ele o criador da frase “Enquanto houver um coração infantil, o Vasco será imortal”. Como ele dizia em suas publicações, o DIJ cresceu, conquistou muitos títulos para o clube e formou atletas e cidadãos exemplares.

Bom galera, por hoje é isso, amanhã eu posto mais uma parte.
Beijos, SV
Laís Eger!

Nenhum comentário:

Postar um comentário