03 setembro 2010

Documentário Vasco da Gama

PARTE 7

ANO DO CENTENÁRIO: O MELHOR DE TODOS OS ANOS

O centenário de um clube é um ano muito festejado pela equipe, pela torcida, por todos os simpatizantes daquele clube. O centenário do Vasco, não foi diferente. Clube nenhum teve um centenário tão glorioso quanto o do Vasco. Os 100 primeiros anos do Vasco foram marcados por vitórias, pela superação e pela luta. O resultado, bom, todos sabem. Um clube inigualável. O Estadual de 1998, uma moleza! O Vasco foi muito superior, e as outras equipes, sabendo que não tinham chance contra o time que meses depois se tornaria campeão da América, resolveram melar a competição. Campeão dos dois turnos, o Vasco ganhou vários por WO, pois os adversários preferiam não jogar a serem massacrados pelo Vasco. Mas nada atrapalhou. Nem a tentativa de apagar o estádio na final funcionou. O Vasco foi campeão e ninguém podia fazer absolutamente nada para mudar isso.
Logo eu seguida então, o Vasco realmente se consagra na América, é Bi! 50 anos depois do Expresso da Vitória ter levantado o primeiro título do continente, agora foi a vez da Libertadores da América, título esse que orgulha os vascaínos. A equipe de campeã de 98 foi: Carlos Germano, Vagner, Odvan, Mauro Galvão, Felipe, Luisinho, Nasa, Juninho Pernambucano, Pedrinho, Donizete e Luizão, comandados pelo técnico Antônio Lopes, que soube dirigir a equipe como ninguém.
A partida final foi contra o poderoso Barcelona, diante de 90 mil torcedores do time rival. Uma partida que teria colocado medo no Vasco, se não fosse o fato de que o nervosismo adversário os atrapalhou e facilitou a vida dos vascaínos. Com a garra de Mauro Galvão e a poderosa barreira de Carlos Germano, o Vasco foi invencível. Donizete e Luisão formavam uma dupla perfeita, e as laterais eram dominadas por Vagner e Felipe. Os gols foram marcados por Donizete (24 do 1º tempo) e por Donizete (46 do 1º tempo). O gol de honra dos equatorianos foi marcado por De Ávilla (34 do 2º tempo).

Para muitos, inclusive para mim, quando se fala na Libertadores de 98, o primeiro fato que vem na cabeça, o primeiro fato lembrado, é o belíssimo gol de falta que Juninho marcou, na partida da semifinal contra o River Plate. Esse foi o gol que levou o Vasco a final do campeonato e marcou tanto os torcedores, que em uma música, ele é incluído:

Vou torcer pro Vasco ser campeão
São Januário, meu caldeirão!!
Vou torcer pro Vasco ser campeão
São Januário, meu caldeirão!!

Vasco, a tua glória e a tua história
É relembrar, o "expresso da vitória"!!
Contra o River Plate sensacional (gol de quem?)
Gol do Juninho, monumental!!!!!

Vou torcer pro Vasco ser campeão
São Januário, meu caldeirão!!
Vou torcer pro Vasco ser campeão
São Januário, meu caldeirão!!

Beijo, Saudações Vascaínas
Laís Eger

Nenhum comentário:

Postar um comentário