10 setembro 2010

Documentário Vasco da Gama

PARTE 10


2009 foi o ano mais marcante para os torcedores, e foi o ano em que eu realmente comecei a acompanhar o futebol, foi onde o amor pelo Vasco resolveu explodir, deixar de ser um amor reservado, guardado em algum lugar dentro de mim. Era o ano do recomeço do gigante, e eu não perderia nenhum detalhe desse ano que seria maravilhoso, marcante.
A cada partida surgia uma emoção nova para o clube, para cada torcedor. Cada ponto ganho significava um passo a mais na caminhada de volta a primeira divisão.
Foi o ano de dedicação da torcida. Em todos os jogos os torcedores lotavam os estádios e apoiavam o time. O time retribuía com gols, vitórias e demonstrações de amor ao clube. Nesse ano tão importante para o clube, surgiram também dois novos talentos: Allan e Philipe Coutinho. Os jovens talentos mostraram que tinham garra e que queriam ajudar o Vasco nesse ano tão especial para o clube, para os torcedores e para o futebol. Além deles, Alex Teixeira também demonstrou que poderia ser mais do que ele já era, que poderia se tornar um dos favoritos da torcida. E assim fez. A torcida por muitas vezes gritou seu nome, o aplaudiu e orgulhou-se de tê-lo no time. Ao lado do capitão Carlos Alberto, Alex contribuiu muito para a grande volta do Vasco e com certeza ficará na lembrança da torcida como um dos heróis da volta a Série A.

Em 2009 também, o Vasco fez 111 anos, e para comemorar, foi programada uma grande e lindíssima festa, por parte do clube e é claro, por parte dos torcedores, que lotaram o Maracanã naquele 22 de agosto para assistir a partida Vasco x Ipatinga. Foram nada mais nada menos que 79.635 corações vascaínos nas arquibancadas, recorde de público em 2009 até então.
Com uma festa daquelas, os jogadores já tinham um presente reservado, uma vitória praticamente certa, esperada por todos. Mas eles fizeram mais que só ganhar. Eles jogaram bonito e o resultado foi uma goleada. Vasco 4 x 0 Ipatinga. Uma vitória ao nível da festa.
Com o decorrer do campeonato, o Vasco continuou fazendo gols, conquistando vitórias e acumulando pontos na tabela.
Nas últimas rodadas, o Vasco já tinha uma grande diferença de pontos dos outros times, e desde o começo do campeonato, foi considerado o favorito ao título. E assim então o Vasco fez. Com 66% de aproveitamento, o Vasco volta a elite do futebol brasileiro e se torna o campeão da segunda divisão do Brasileirão.
O Vasco foi o time com a defesa menos vazada do campeonato, e também, a defesa que menos fez defesas, pelo fato de ter um meio de campo excelente, que não deixava que os adversários se quer se aproximassem do gol cruzmaltino. Foi o time que mais venceu (22 vitórias), o que menos perdeu (6 derrotas), o time com o melhor passe (89% de acertos) e foi o time que teve o artilheiro da competição, Élton, com 17 gols.

Jogadores que disputaram a segunda divisão pelo Vasco:

GOLEIROS: Fernando Prass, Tiago
LATERAIS-ALAS-DIREITOS: Paulo Sérgio , Fagner
LATERAIS-ALAS-ESQUERDOS: Ramon , Ernani, Pará
ZAGUEIROS: Vilson, Gian, Titi, Fernando, Dedé, Leonardo, Rafael Morisco
VOLANTES: Nilton, Amaral, Souza, Matheus, Milton Benítez, Paulinho, Bruno Gallo
MEIAS: Carlos Alberto, Alex Teixeira, Enrico, Leo Lima, Philippe Coutinho, Fumagalli, Jefferson, Magno
ATACANTES: Elton, Adriano, Robinho, Aloísio Chulapa, Rodrigo Pimpão, Alan Kardec, Edgar, Willian, Allan


Beijos, Saudações Vascaínas
Laís Eger

Nenhum comentário:

Postar um comentário