12 setembro 2010

Documentário Vasco da Gama

PARTE 12


E a torcida do Vascão, sempre tão linda ♫



O futebol não é feito de espetáculos só dentro do campo, mas também nas arquibancadas. É graças a torcedores apaixonados e dedicados ao clube que o espetáculo dentro de campo faz sentido. São esses muitos torcedores que apóiam, comemoram, vibram, sofrem, choram, gritam, festejam e empurram o time pra frente e como uma forma de recompensa, carinhosamente, são chamados de “12º jogador” por alguns clubes. Enquanto jogadores vem e vão entre os clubes, são contratados e vendidos, usam camisas rivais, a torcida permanece, sempre fiel ao time que escolheu para amar e torcer, e é claro, com o Vasco não é diferente.
Para cada jogo, a torcida vascaína prepara uma festa, um espetáculo. Com palmas, gritos, músicas, bandeiras e muito barulho, os torcedores empurram o time e emocionam os próprios jogadores.
A cada jogo, o time conta com as várias torcidas organizadas criadas em homenagem ao clube. Entre elas, as torcidas mais conhecidas e com maior número de membros são a Força Jovem Vasco (FJV)e a Guerreiros do Almirante (GDA). Outras torcidas que se destacam e ajudam a fazer as festas de cada jogo, são a Bacalhau Chopp, Gigantes da Colina, Ira Jovem, Mancha Negra, Pequenos Vascaínos, Rasta do Vasco, Renovascão, Super Jovem, União Vascaína, Vaslovasco, Vila Vasqueire e a Torcida Organizada Vasco (TOV).

FORÇA JOVEM VASCO: Fundada em fevereiro de 1970, ela é a principal torcida organizada do Vasco. Criada por alguns torcedores com o objetivo de apoiarem a equipe, ela é a mais conhecida dentre as torcidas organizadas do Vasco. É ela a encarregada dos maiores espetáculos vistos nas arquibancadas vascaínas que, com seus bandeirões, faixas e cantos, emociona a todos os torcedores, tanto os presentes no estádio, como aqueles que acompanham o jogo pela TV. É também a mais temida e violenta torcida vascaína, o que com certeza, é um ponto negativo que infelizmente trás conseqüências ruins e não segue os verdadeiros objetivos do futebol. A Força Jovem Vasco é dividida em “famílias”, e cada família recebe um nº, (ex: 7ª Família) que é como sua “identidade”.
GUERREIROS DO ALMIRANTE: Cansados de ver o estádio vazio por causa da má fase do clube, um grupo de amigos resolveram criar uma torcida organizada diferente das que já existiam. Inspirados nas famosas “Barras Bravas”, eles criaram esse Movimento, que na época nem tinha nome ainda. Essa torcida na verdade, não se considera uma Torcida Organizada, mas sim um movimento com o objetivo único de apoiar o time, sem “arrumar encrenca” com as torcidas adversárias.


Beijos, Saudações Vascaínas
Laís Eger
Segue: http://twitter.com/laiseger

Nenhum comentário:

Postar um comentário