10 outubro 2010

Documentário Vasco da Gama

PARTE 14

ESCUDO

O clube teve três escudos. O primeiro foi criado em 1903, quando o presidente do clube era Alberto de Carvalho Silva. Na década de 20 ele foi modificado e perder a forma circular. O atual escudo é a modernização do antigo e foi alterado na década de 70.

CAMISA

A primeira camisa foi usada apenas pelo remo. Ela era preta, com gola, a faixa branca e a cruz centralizada.

No futebol, a primeira camisa foi inspirada no uniforme da Seleção Portuguesa e seguiu o mesmo padrão: preta, golas e punhos brancos com a cruz de malta no lado esquerdo do peito.
Na década de 30, a camisa era branca com a faixa preta. Esse se tornou o modelo oficial, com a variação da camisa preta com faixa branca.

O atual uniforme do Vasco, segue o padrão do uniforme citado acima. É fabricado pela Pênalty, com um design moderno e com vários detalhes. O Vasco também tem um terceiro uniforme, branco, com uma cruz vermelha centralizada e a cruz de malta no meio.



PS: O atual uniforme do Vasco não é mais esse, eu sei, mas quando escrevi o documentário, o novo ainda não havia sido criado, então vou deixar assim para não modificar o documentário.

Beijo, Saudações Vascaínas
Laís Eger
Segue lá: @laiseger

2 comentários:

  1. realmente, esse uniforme da Penalty é LINDO

    ResponderExcluir
  2. Acredito que a camisa de maior carga de história do Clube é esta http://www.netvasco.com.br/mauroprais/images/vasco29.jpg , pois além dos títulos que ela carrega, ela carrega a inauguração do caldeirão.

    ResponderExcluir