30 outubro 2010

Europa ou Brasil?

Que jogar na Europa hoje é o sonho de praticamente todo jogador de futebol isso é fato. Mas o porquê dessa preferência? A resposta é simples e indiscutível. O futebol europeu hoje é mais bem remunerado, a organização ganha bonito da organização brasileira, a estrutura dos estádios e centros de treinamento tem uma qualidade e tecnologia muito superior a nossa, a arbitragem é mais competente, os jogadores são muito mais valorizados e 90% dos jogos são verdadeiros espetáculos. Sim, nesses pontos que citei o futebol europeu é extremamente superior ao nosso, mas existe um detalhe: grande parte dos jogadores que hoje jogam na Europa, saíram aqui do Brasil. São os nossos craques.

Puxando o assunto para o lado do Vasco, vamos falar de alguns exemplos:

Philipe Coutinho: Começou na base do Vasco e hoje se encontra aonde? Na Europa. Peça importante da Inter de Milão, o garoto tem todos os motivos do mundo para querer jogar na Europa.

Alex Teixeira: Começou no Vasco e hoje joga no Shaktar Donetsk, da Ucrânia. Foi uma das revelações do Vasco e hoje faz uma imensa falta ao clube.

Alan Kardec: Começou no Vasco e hoje joga no Benfica, de Portugal. Ao lado de Alex Teixeira, Alan começou a se destacar e logo após foi vendido para onde? Europa, mais uma vez.

Esses são apenas três dos milhares de jogadores que eu poderia citar aqui. Com a ida dos nossos garotos, é o futebol brasileiro que sai perdendo. E se eles ficassem no Brasil? Com certeza a história do futebol brasileiro seria diferente e os times brasileiros seriam os melhores do mundo, inclusive o nosso Vasco, é claro! Talvez seja esse o segredo para o Vasco e os outros clubes brasileiros: manterem seus atletas aqui. Não é uma coisa fácil, eu sei, mas olhem o exemplo do Neymar, ele trocou a Europa pelo Santos.

Será que já não passou da hora da CBF acordar e perceber o quando os clubes brasileiros saem prejudicados com essa inferioridade que existe entre futebol europeu x futebol brasileiro? Pra finalizar, ai vai mais uma matéria com Marcelo e Dico, ex jogadores da base vascaína e que hoje estão lá também, na Europa.

Nome: Marcelo dos Santos Ferreira
Idade: 21 anos
Clube: Ribeirão-Portugal
Posição: Zagueiro


1- Existe muita diferença em jogar no Brasil e na Europa?

Marcelo: Ah, existe sim. É um tipo de jogo diferente, aqui na Europa o jogo é muito mais rápido e o esquema tático é diferente também.

2- O clima no Brasil e ai na Europa é bastante diferente, isso é um problema para a adaptação de alguém que sai do Brasil pra jogar ai?

Marcelo: Depende a região que você pega. Aqui em Portugal é igual o clima do sul do Brasil, mas em outros países já é mais frio. Demora um pouco pra se adaptar.


3- Como você falou antes, o jogo daqui e daí são diferente, quais são essas diferenças?

Marcelo: Aqui os jogadores procuram jogar mais rápido, dar 1, 2 toques na bola. Em relação ao esquema tático, aqui na Europa eles utilizam muito os pontas, chamados aqui de extremos, e a defesa joga em linha. A arbitragem deixa o jogo correr mais, não apita várias faltas que no Brasil seriam apitadas.

4- Os treinamentos são basicamente iguais, ou existe diferença também? É um tipo de treinamento mais “pesado” o que aqui no Brasil?

Marcelo: Ah, aqui eles utilizam muita posse de bola e campo reduzido, bastante finalização, mas não tem muita diferença no treinamento não.

5- E a torcida, como é? Mais ou menos "empolgados" que os brasileiros?

Marcelo: Ahhhh, torcida igual a brasileira não existe. Aqui em Portugal eles não são muito empolgados, mas não sei nos outros países né.

6- O futebol Europeu tem uma grande "moral" digamos assim, no mundo inteiro. O sonho de quase todos os jogadores é poder ir jogar na Europa, pois a estrutura e a remuneração são melhores. Tem alguma coisa ai em Portugal que tu não gosta no futebol, que preferia do jeito brasileiro?

Marcelo: Não, acho que não, aqui tudo é muito organizado.

7- Prefere jogar no Brasil ou em portugal?

Marcelo: Prefiro jogaR no Brasil, por causa dos amigos e família. Mas me adaptei muito bem aqui, é parecido com o Brasil, a língua, etc. Só falta a família e os amigos mesmo.

Nome: Iderlon Silva Santana (Dico)
Idade: 20 anos
Clube: Vasco de Sines
Posição: Meia


1- Pra ti, o que falta no futebol brasileiro para ser valorizado como o futebol europeu?

Dico: Eu acho que falta investimento,estrutura.

2- Se os jogadores brasileiros, no lugar de irem para a Europa ficassem no Brasil, faria com que a qualidade do futebol aqui seria melhor?

Dico: Sim claro. Na maioria das vezes esses jogadores saem dai por que não tem muita visibilidade como aqui na Europa tem, e isso acaba fazendo com que eles venham pra cá.

3- Qual a principal diferença de jogar na Europa e no Brasil?

Dico: É a diferença de qualidade. Aqui os jogadores não são muito bons tecnicamente. O jogo é mais corrido, mais toque de bola e no Brasil não. No Brasil a qualidade é bem superior a daqui, os jogadores tem mais qualidades.

4- A adaptação ai é muito complicada?

Dico: Um pouco, devido ao jeito deles jogarem e isso dificulta um pouco no início, mas depois é tranqüilo.

5- Prefere jogar no Brasil ou ai na Europa?

Dico: Olha..sinceramente eu prefiro jogar aqui porque aqui é mais organizados os clubes e tem mais visibilidade.

6- Qual foi o principal motivo que fez você aceitar ir jogar na Europa?

Dico: O principal motivo foi a minha família, porque se hoje estou aqui é por causa deles. Sempre quis ir para um clube e ajudá-los, penso assim.

Hoje era isso galera! Jogadores queridos, fiquem no Brasil! Isso provavelmente fará a CBF melhorar a estrutura e a organização do nosso futebol.

Beijo, Saudações Vascaínas
Laís Eger
Segue:
@laiseger

2 comentários:

  1. Muito boa sua coluna Laís..
    Realmente, são os nossos próprios jogadores que dão o brilho ao futebol Europeu, e infelizmente esse brilho acaba ofuscando a beleza do futebol brasileiro.
    Falta estrutura adequada, organização, e mais inúmeros fatores para que possa o Brasil ter uma estrutura tão boa quanto na Europa.
    Que a Copa de 2014 possa ajudar o Brasil a resgatar esses jogadores, fazendo com que nossos craques brilhem em solo pátrio..
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. There is shocking news in the sports betting industry.

    It's been said that any bettor needs to look at this,

    Watch this now or quit betting on sports...

    Sports Cash System - Robotic Sports Betting Software.

    ResponderExcluir