13 novembro 2010

Conheça o promissor goleiro Fabrício, maior promessa do Vasco para a posição

Por: Carlos Gregório Júnior (@CarlosGregJr)

Há quanto tempo o Vasco não sabe o que é ter um goleiro revelado no clube ocupando a camisa 1? Não que os goleiros não estejam correspondendo, mas clube grande que se preze deve revelar talentos em todas as posições.

Conhecemos na última semana, através do preparador de goleiro Guilherme Almeida, o que vem sendo feito no clube para formar atletas dessa posição. O trabalho realmente vem dando frutos e por isso tem sido comum nesse ano de 2010 que goleiros da base vascaína recebam prêmios de melhores em algumas competições.

O nosso entrevistado de hoje é considerado por grande parte dos preparadores de goleiro do clube como o mais promissor, o que possui mais talento. Fã de Bruno, ex- Flamengo, pegador de pênaltis, ótimo na reposição de bola e discípulo de Fernando Prass. Dessa forma podemos resumir Fabrício, que você terá a oportunidade de conhecer abaixo:

Bom Fabrício, para começar gostaria que você falasse um pouco sobre sua carreira. Quais foram os clubes por onde você passou? Quais as maiores dificuldades que você enfrentou até agora? Quem sempre te apoiou? Em que ano chegou ao Vasco e até quando tens contrato com o clube?

Comecei no futebol aos oito anos numa escolinha de futebol do meu bairro. Cheguei ao Vasco em 2002 e logo depois fui emprestado ao Bonsucesso. Em 2008 fui para o Duque de Caxias. Passei por algumas dificuldades, pois tive muitas lesões em seqüência, o que gerou a desconfiança de alguns. Até cheguei a perder a titularidade em 2007, mas graças a Deus consegui recuperar. Meus pais não podiam me levar aos treinos devido ao trabalho, mas meu avô sempre me estendeu a mão e me ajudou muito nisso. Por conta disso, hoje eu tenho contrato até 2012.

Quais são as suas principais características? Qual o seu ídolo na posição? E porque escolheu a posição de goleiro?

Sempre costumei pegar pênaltis nesses anos todos de Vasco e por isso acredito que essa seja minha grande característica. Como goleiro sempre tive dois ídolos: Hélton e Bruno, pela boa reposição com os pés e pelo fato dele pegar muitos pênaltis. E escolhi ser goleiro por falta de habilidade mesmo (risos).

Há muito tempo o Vasco não tem em seu time titular um goleiro revelado no clube. Podemos dizer que o último grande goleiro com passagem pelas categorias de base foi o Fábio, que hoje defende as cores do Cruzeiro. Com base nisso te pergunto: É fácil trabalhar sabendo desse fato? O que você vem fazendo para tentar quebrar essa ‘sina’?

O fato do Vasco não ter revelado muitos goleiros nos últimos anos não interfere em nada no meu trabalho, pelo contrario, só me motiva a treinar mais para que um dia eu possa defender as cores desse clube para dar muitas alegrias a nossa torcida.

O que significa para um jovem como você, que está começando a carreira agora, conviver diariamente com exemplos como Fernando Prass, Tiago, Carlos Germano, Acácio e o próprio PC Gusmão, que sabem bem os segredos da posição? Já teve algum contato com algum deles? O que eles te dizem quando o encontram?

É sempre bom ter profissionais ao nosso lado que entendem da posição. Ano passado cheguei a treinar com o Prass, com o Tiago e com o Germano. Eles sempre passam experiência, o que é muito bom para quem sobe para treinar com eles. Sem contar que no Juniores ainda temos o Marcio, que ficou muito tempo no Vasco e sempre dá conselhos para que a gente esteja sempre melhorando.

O futebol, assim como a vida, é repleto de momentos alegres e de momentos tristes. Com base nisso te pergunto: Qual o melhor e o pior momento da tua trajetória como jogador? Por qual motivo?

O melhor momento foi na Copa Brasil sub-15 na semifinal contra o Atlético PR, quando peguei três pênaltis. E o pior momento, sem dúvida, foi a semifinal do carioca juvenil do ano passado, quando perdemos para o Fluminense sendo muito prejudicados pela arbitragem.

Já tive a oportunidade de conversar com alguns funcionários do clube e esses me confidenciaram que o clima no clube, o ambiente, é muito bom. Com base nisso te pergunto: O que você poderia falar sobre o ambiente do clube? Quais são seus melhores amigos de Vasco? E qual é o funcionário que você mais se dá bem?


Verdade. É difícil encontrar um grupo igual ao nosso, todos nós temos amizade uns com os outros e isso é a nossa grande força. Como goleiro é sempre diferente dos outros, me relaciono mais com os outros goleiros e tenho grande amizade com eles. E o funcionário com certeza é o Curumyn, nosso massagista.

O que representa o Vasco, o clube que vem te dando a oportunidade de realizar seu sonho, hoje para você?

O Vasco sempre representou muito pra mim, pois sempre fui torcedor do Vasco. O fato de estar lá há tanto tempo só faz aumentar o amor, admiração e gratidão que tenho pelo clube.

A posição de goleiro é que menos admite erros. Com base nisso gostaria de saber como você vem se preparando para evitá-los e para superá-los caso eles aconteçam?

Sempre trabalhando mais e mais, pois só assim vou minimizar as chances de erro.

Por fim, abro esse espaço para você agradeça a quem quiser e para que mandes uma recado para a imensa torcida vascaína.

Um abraço a todos os torcedores do Vascão e espero que, em um futuro próximo, eu possa dar muitas alegrias a vocês.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjL4MVEiaaVcBWQ1oMKKlZwt6FYwLtn0lys4nBlFCZnc-xKG6C1_aFqEh-buoJRx5evWim6uLTQvYVJWewHfWvcAfHF3b8Bx7D1MSzqPexmYJOiro1BAJzYcZmbW2pyM3T2CPnN-de3x_8/s1600/OgAAAOgF-ROprzlENYnFkwS8YorzMA5ajswzWWFUzZOHCbRcQoLozyCadRjMTTS6Ogd2Jj3kZXN1hwwybIHhE8S-sOkAm1T1UKdcZTz_neV9222kZrBlJK0EjkNQ.jpg

Video com os melhores momentos da jovem promessa:


Um comentário:

  1. é um grande goleiro o vasco vai ter muitas alegrias com ele, o vasco tem que olhar mais essa posição ele é um bom goleiro !!!

    ResponderExcluir