12 novembro 2010

Craques da Humidade.

http://oglobo.globo.com/fotos/2010/03/01/01_MHG_phillipe-coutinho.jpg

Há alguns anos sou uma admiradora do trabalho desenvolvido nas divisões de base vascaína.

É fantástico ver os meninos que chegam como diamantes brutos, alguns até sem valor nenhum e com o tempo são lapidados, até virarem uma das pedras mais valiosas do mundo. Uma joia. Exemplo disso é o Coutinho, que chegou ao Vasco bem novo e foi lapidado até se tornar uma joia. Uma promessa, fruto de talento dele é claro e um trabalho com profissionais dignos. – Ok, sou suspeita de falar sobre o Coutinho né-.

Enfim, além do talento inquestionável da maioria deles, algo que me chama bastante atenção nos últimos tempos é a humildade desses garotos.Não me lembro de em todos esses anos ter ouvido/lido o nome de nenhum de nossos meninos envolvidos em alguma polêmica ou problema. Seja relacionada ao clube e fora dele. Dificilmente vê um deles perdendo a cabeça e agindo de maneira errada. O menino prodígio é um exemplo perfeito disso. Humilde demais, caseiro nunca teve seu nome envolvido em algum tipo de problema seja no futebol ou fora das quatro linhas do campo. Em contrapartida temos o exemplo dos meninos da vila. Problemático, o menino dono da vila constantemente está envolvido em algum problema.

Em conversa com uma psicóloga ela me disse que culpa disso é a rápida ascensão do garoto sem um trabalho psicológico bem suceddo. Mesmo que o garoto está a anos esperando uma chance, quando desponta para o futebol nacional/mundial ele precisa de um acompanhamento extremamente cuidadoso, dos profissionais do clube e dos familiares. E ela me disse: ''Distância não é desculpa para a família não apoiar. ''. No Vasco temos vários casos assim de garotos que deixaram suas famílias e vieram morar no Rio em busca de seu espaço no futebol e suas famílias mesmo de longe estão mandando força e puxando a orelha quando preciso.

No Gigante da Colina o trabalho dos profissionais vem sendo muito bem desenvolvido, os garotos quando chegam ao profissional, sempre com uma carga enorme de responsabilidade, conseguem dominar isso tudo com muito respeito e humildade, aceitam o que lhe é dado mesmo que não seja o que tanto merecem. Espero que nossos meninos continuem assim e cada vez mais conquistando mais admiradores e alcancem o sucesso como o meu menino prodígio já conseguiu.

Saudações Vascaínas /+/

Por: Mayára Costa

Um comentário:

  1. Po, jovem bandido que estava no vasco recentemente foi o Madson. E um que acho um tanto arrogante é o Renato Augusto, e isso prova o trabalho do Vasco, se ele estivesse em outro time, teria uma personalidade perturbada como a dos meninos da vila.

    ResponderExcluir