07 novembro 2010

Porque nos tornamos vascaínos


Existem vários motivos que nos levam a torcer por um time. Em alguns casos a pessoa pode amar o clube graças a influencia familiar, graças a uma geração de jogadores, como acabou ocorrendo com o Vasco. Muitas pessoas acabaram se tornando torcedores do Vasco graças ao time de 1997, 1998, 1999 e 2000, quando o Vasco pode ser considerado como um dos maiores times do mundo, um time que conquistou muitos títulos e por muito, mas muito pouco, não conquistou o mundo. Existem pessoas que sendo da nossa família, ou não, acabam nos ensinando o que é ser Vasco, o que é torcer pelo time que defende a cruz de malta e essas pessoas devem ser consideradas muito importantes para nós.

Assim como muitos de nos, comecei a acompanhar futebol quando o Vasco era um grande time e tinha uma grande equipe. Nesta época o Vasco tinha um time sensacional e conquistava todos os títulos, além de conquistar a todos. Além disso, meu irmão Rodrigo, nessa época, me ensinou tudo sobre futebol e especialmente tudo sobre o Vasco, me influenciando a gostar de futebol e me ensinando a sempre amar, respeitar e apoiar o Clube de Regatas Vasco da Gama.

Espero que os leitores reflitam bastante sobre o motivo que os levou a torcer pelo Vasco e agradeçam aos responsáveis por isso ser possível, afinal esse foi o bem mais precioso que eles te deram. Torcer pelo Vasco não é um direito concedido a todas as pessoas, algumas pessoas são escolhidas para torcer pelo clube da colina histórica .

Ser vascaíno é olhar pra trás e ter orgulho dos tempos do Expresso da Vitória. Não se envergonhar de ter caído pra segunda divisão, pois isso só serviu pra mostrar que independente da fase, o torcedor vascaíno jamais abandona o clube, pelo contrário, sempre o apoia. O Vasco é um clube de torcedores apaixonados.

Sendo assim, são muitos os motivos que nos levam a torcer pelo Vasco. Todos nós somos vascaínos e temos orgulho do passado que nos foi ensinado, do presente que nós estamos vendo e do futuro quando nossos filhos contarão aos nossos netos, do orgulho que sentem por torcerem pelo Clube de Regatas Vasco da Gama.

Obrigado a todos os jogadores que brilharam pelo Vasco desde o Expresso da Vitória, passando por Barbosa, Bismark e Vavá. Chegando o nosso ídolo maior, o atual presidente do Vasco Roberto Dinamite, e nunca nos esquecendo do maestro Giovanni. Obrigado Valdir por tantos gols que fez pelo Vasco e tantas vezes que proporcionou uma felicidade extrema a essa imensa torcida bem feliz. Nunca nos esquecendo de Denner que pode ser considerado ídolo, o anjo das pernas tortas, com seus dribles de moleque travesso que desconcertava todos os zagueiros. Tornava o futebol fácil, para ele tudo era fácil. Muito obrigada Denner, Beline e Sorato que nos deu de presente o titulo de 89 dentro do Morumbi. Nunca nos esquecendo das defesas brilhantes de Acácio. Obrigado a todos os jogadores que passaram pelo Vasco de 1997 a 2000, e principalmente aos jogadores: Carlos Germano, Mauro Galvão, o nosso conhecido zagueiro zagueiro Odvan, que podia dar as suas caneladas , mas quando o Vasco corria perigo lá estava ele, Pedrinho, Juninho Pernanbucano, Juninho Paulista , Felipe, Ramon, sempre com suas jogadas brilhantes, Edmundo, Evair, Romário, Euller, Luizão, Donizete. A todos que ajudaram a conquistar o título mais importante da história do Vasco, a Taça Libertadores da América de 1998. Obrigado Helton, Luizinho, Mauricinho e tantos outros. Muito obrigado a todos que ajudaram a construir a grande historia do Clube de Regatas Vasco da Gama.

Desta forma, agradeço a todos por estarem lendo a minha coluna deste domingo e dedico essa coluna a pessoa muito especial, que me ensinou a torcer pelo Vasco.

Para provar isso, entrevistei 3 pessoas sobre o assunto.Fiz 4 perguntas a elas:

1- Qual foi o motivo que levou você a torcer pelo Vasco?
2- Quando começou a torcer pelo Vasco?
3- O que significa o Vasco para você?
4- Qual a pior situação e a melhor situação que já passou graças a esse amor pelo Vasco?

1ª entrevistado Luiz Flávio Cersósimo

1)Se eu não fosse vasco, não seria nenhum time. Meu pai era vascaino.

2) 1 ano de idade

3)Tudo
4)O pior foi o rebaixamneto, e o melhor a virada contra o Palmeiras(mercosul)


2ª entrevistado Matheus Alves

1- O motivo que levou a torcer foi simples e claro. Participar de uma nação tão linda como a do Vasco, é como pertencer a uma família, a cada dia fico mais feliz por torcer pra esse time. Além da influência do meu pai sobre a escolha do time!

2- Desde que nasci torço pro Vasco. Mas acompanhar de verdade, foi a partir de 2003

3- Vasco pra mim significa alegria, amor, união, força e garra. Além de torcer pro melhor e maior time do mundo!

4- A pior situação com certeza foi a do rebaixamento.As grandes conquistas que emocionaram a toda nação vascaína não consegui acompanhar. Mas pra mim um dos grandes momentos do Vasco foi a vitória sobre o Palmeiras por 4x3 na copa Mercosul em 2000, no Estádio Palestra Itália.



3ª entrevistado :Pedro Maranhão

1)A primeira relação veio de berço, meu pai é vascaíno e eu o segui desde pequeno. Depois, na medida em que fui crescendo, a minha paixão pelo foi aumentando, cada dia mais. Isso pelo fato de ir descobrindo a história do clube, as glórias, os títulos, a batalha contra o preconceito. Enfim, todo o belo passado do Gigante da Colina. E hoje é imensurável o meu sentimento.

2)Sou vascaíno desde pequeno, como já citei. Mas torcer, acompanhar, sofrer e comemorar de verdade foi a partir de uns 11 anos.

3 )O Vasco é um dos maiores amores da minha vida, chega a ser exagerado. Quando o time vai mal, eu fico mal de verdade, perco o humor etc. (risos). Quando vai bem, eu fico feliz igual uma criança. O Vasco influencia em todas as situações. Tanto é, que hoje eu faço o que gosto relacionado ao clube: Trabalho jornalístico. Sem mais, o Vasco significa uma parte de mim. No lugar do coração, eu tenho uma Cruz de Malta.

4 ) Sem dúvidas, como qualquer vascaíno, a pior situação foi o rebaixamento em 2008. Foi um dos momentos mais tristes da minha vida, fiquei péssimo durante muito tempo, não dormi no dia. Não gosto nem de lembrar.

Por outro lado, o momento mais intenso e feliz que já passei pelo Vasco foi o dia da volta à Serie A. Aquele Maracanã com 81 mil pessoas cantando e empurrando o Vasco contra o Juventude. Eu chorei de felicidade desde a hora em que o Carlos Alberto fez o gol de pênalti até a hora em que sai para gritar nas ruas, depois foi só festa.

Até o próximo domingo
Elisa de Vicq de Souza Dantas
twitter:@elisadantas

2 comentários:

  1. meu pai me deu educação, sou vascaino

    ResponderExcluir
  2. There's SHOCKING news in the sports betting world.

    It's been said that every bettor needs to see this,

    Watch this or stop placing bets on sports...

    Sports Cash System - Robotic Sports Betting Software.

    ResponderExcluir