29 novembro 2010

HORA DE CABEÇAS ROLAREM!

Estamos praticamente no término de mais uma temporada, e chega o momento de análise de tudo que se passou. As metas foram conquistadas? Qual avaliação pode ser feita? E além dessas perguntas, vem a mais importante: O QUE SE PODE FAZER PARA MELHORAR NO PRÓXIMO ANO?

Sim, esta é a pergunta que todo vascaíno deve ter em sua cabeça neste momento, afinal, ninguém pode chorar sob o leite derramado. E a minha conclusão inicial é a de cabeças devem rolar! E a primeira cabeça a cair deve ser a do PC Gusmão. E porque digo que é inicial? Simples meu amigos, porque para se começar a pensar na próxima temporada devemos primeiro ter um técnico para apontar as principais contratações para o time que irá assumir. Alguns vão dizer que o Rodrigo Caetano pode fazer isso, e não nego sua competência para tal função. Mas acho somente que tal decisão deva ser tomada juntamente com um novo treinador, afinal de contas já diz o ditado: Duas cabeças pensam melhor do que uma!

Se analisarmos somente o segundo turno deste campeonato, o Vasco estaria de volta a Série B. Sim, estaríamos de volta ao pesadelo de 2009, jogando novamente a segunda divisão, lugar este que eu aposto que NENHUM torcedor Vascaíno deseja voltar.

Seguindo a linha de pensamento do colunista Carlos Gregório Jr, podemos analisar que tínhamos um time para lutar pelas posições principais deste campeonato. Como pode um time com C.A, Eder Luis, Zé Roberto, Felipe, Ramon, e outros fazer um segundo turno tão fraco? Alguns falarão de lesões, outros sobre uma possível discórdia entre jogadores e comissão técnica.

Honestamente, não acho que tenha sido esses fatores. As lesões atrapalham, mas o Vasco não foi o único time a ter baixas em seu elenco. O Fluminense teve baixas que, em tese, seriam muito mais prejudiciais a equipe deles, e mesmo assim conseguiram manter a liderança do campeonato brasileiro, e está aí com 99,99% de chances de ser campeão brasileiro.

A questão pontual é que PC Gusmão não possui gabarito suficiente para ser técnico de um time do porte do Vasco da Gama. Falta ainda preparo, serenidade, racionalidade, o que são requisitos principais para se comandar um time com êxito. PC se mostrou ao longo do campeonato um técnico muito mais emocional do que racional, sendo inclusive julgado duas vezes pelo Tribunal por culpa de seu temperamento.

Não houve entre PC e Vasco um "encaixe". Sendo assim, nada melhor para ambas a parte o rompimento do vínculo, e que se busce um treinador com nível para aguentar a pressão que é comandar uma equipe como o Vasco.

A hora é essa, não se pode deixar pra depois. O Vasco precisa começar a próxima temporada já com um novo técnico, para que as contratações pontuais cheguem e, junto com a base já formada, possam fazer um campeonato digno de Vasco da Gama.

Salvos por incompetência alheia

E a mulambada se livrou de um possível/merecido rebaixamento. E o mais engraçado disso tudo é que se salvou por incompetência dos times que brigavam pela ultima vaga ao rebaixamento. Ou seja, nem a chegada do Wanderlei Luxemburgo foi suficiente para dar um padrão à equipe. A sorte não bate duas vezes na porta, se vacilarem ano que vem.....

Rio de Janeiro sitiado

Lamentável os episódios que estamos vivendo no RJ. Isso é o resultado de anos e anos de incompetência dos governantes, que só pensam em olhar para os próprios bolsos. O RJ é apenas um exemplo para o Brasil do que pode acontecer em outros Estados. Alô SP, MG, RS e etc..

ABRAM O OLHO!!!

Perfeita a colocação do diretor Padilha, produtor do filme Tropa de Elite: Trocar traficante por miliciano é trocar seis por meia dúzia. Ou se muda o sistema ou nada vai melhorar!

E quem sofre como sempre é a população.

É esse o Estado que irá sediar as Olimpíadas e também algumas partidas da Copa do Mundo de 2014? Dá até medo de pensar no possível vexame que iremos passar perante as outras nações.


Um forte abraço a todos e até a próxima Segunda-Feira.
Flávio Frotté
e-mail: ffrotte@gmail.com
Twitter: www.twitter.com/#flaviofrotte

Um comentário:

  1. Meu caro vascaíno, concordo que para a próxima temporada deve ocorrer mudanças, não só em nomes mas principalmente na postura e no compromisso de estar num clube vitorioso e de massa. Penso que de todos os jogadores emprestados, somente o Léo Gago deve ser repatriado pois na minha opinião ele foi o jogador mais mal aproveitado no elenco vascaíno e também acho que teremos várias competições pela frente, como a Copa Sul Americana e teremos que ter elenco de qualidade para a gente brigar por título e não só fazer figuração. Ou os cartolas vascaínos aprendam que o Vasco nasceu e foi feito pra levantar taça e ser campeão ou eles vão fazer outra coisa na vida. Quanto ao treinador Gusmão, que me irritou profundamente com essa história de três volantes o campeonato inteiro a ponto de colocar o craque Felipe na lateral, o a aconselho a dirigir o Ceará de novo pois não posso admitir olhar o meu time em campo acovardado com a camisa do Vasco jogando como time pequeno. Espero conquistas expressivas ano que vem. Saudações. VASCO BI CAMPEÃO DO MUNDO 1953-1957!!!

    ResponderExcluir