21 novembro 2010

Vasco e Cruzeiro:jogos para sempre


Existem jogos que, poucos dias depois de serem disputados, se perguntamos para alguém que os viu, pouca coisa será lembrada. Em compensação, há jogos que ficam para sempre na memória dos torcedores, seja pelo lado positivo ou negativo.

Quando penso em Vasco X Cruzeiro, logo me vêm à cabeça quatro jogos inesquecíveis, que aconteceram entre os anos de 1998 e 2000. Foram dois pelas oitavas de final dos Libertadores de 98, o terceiro foi pelo brasileiro de 1998, e o quarto pelo brasileiro de 2000, dias depois de o Vasco ter se sagrado Campeão da MERCOSUL daquele ano.

Vamos começar falando dos jogos dos Libertadores de 1998. O Primeiro jogo ocorreu no Rio de Janeiro, em São Januário, na noite do dia 15 de abril de 1998. Pois bem. Saímos atrás no placar: o Cruzeiro abriu o placar com o atacante Marcelo, aos 20 minutos do primeiro tempo. Mas logo depois, o atacante Luizão resolveu mostrar serviço e aos 27 empatou o jogo para nós. O Vasco jogava bem, mas sofria de um problema crônico: o time era ótimo ofensivamente, mas não conseguia defender com a mesma facilidade. O tempo foi passando, o Vasco sofreu algumas ameaças, até que aos 12 minutos do segundo tempo, o atacante Donizete Pantera deu números finais à partida. Jogamos bem, mas poderia ter sido ainda melhor, já que além de alguns problemas na defesa, perdemos muitos gols. Mas, no geral, o Vasco começava a mostrar para todos o que ele viria a fazer na Libertadores daquele ano.

O jogo de volta ocorreu no dia 2 de maio de 1998, com o Mineirão praticamente lotado. A maioria dos torcedores era cruzeirense. E eles estavam muito confiantes, já que o Cruzeiro tinha uma boa equipe e costumava a jogar bem em casa.

Mas existiu uma diferença entre os dois times nesse jogo: a chamada “sorte de campeão”. O Cruzeiro tentou, tentou, tentou, fez de tudo para ganhar o jogo, mas de nada adiantou; os deuses do futebol já haviam decidido por antecipação quem seria o campeão da Taça Libertadores da América de 1998 e (Graças a Deus!) a sorte estava do nosso lado. Apesar do 0X 0, que para muitos é sempre um jogo sem graça, essa partida foi emoção pura, do início ao fim!

Entretanto, nesse mesmo ano, só que meses depois, no triste dia 6 de setembro de 1998, o destino encurtaria a carreira de uma grande promessa, que acabara de ser convocada para a Seleção brasileira: Pedrinho.

Em um jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, um jogador do Cruzeiro, Jean Elias, deu-lhe uma entrada violenta, na altura do joelho direito, ainda no primeiro tempo, que viria a atrapalhar muito a sua carreira, já que iniciou uma série de lesões que comprometeram sua trajetória no futebol. Há quem diga até que, depois dessa contusão, ele nunca mais jogou como antes. E o pior é que o tal Jean Elias não foi sequer punido.

Em 2000, veio mais um jogo importante e marcante para nós, torcedores do Vasco, contra o Cruzeiro. O jogo foi disputado no Mineirão, no dia 23 de dezembro, semifinal do brasileiro, todos imaginando que o Vasco entraria “morto” e de “ressaca”, apenas três dias depois de uma brilhante e inesquecível virada sobre o Palmeiras - placar final de 4x3, depois de perder o primeiro tempo por 3x0 - pela final da Mercosul, na casa do adversário.

O Vasco abriu o placar no meio do primeiro tempo. Em uma falta pelo lado do campo, quando todos pensavam que o meia Juninho Pernambucano iria cruzar , ele chutou direto e fez um golaço .
Ainda no primeiro tempo, aos 41 minutos, o Cruzeiro empatou, através do argentino Sorin. Com esse resultado, o time da Colina seria eliminado. Mas, no segundo tempo, o zagueiro Junior Baiano se redimiu das bobagens que fez no jogo anterior, e deu um passe sensacional para o “filho do vento”, Euller, que driblou facilmente Cleber e chutou para o gol fazendo o 2ª, aos 22 do 2ª tempo. No finalzinho, ainda veio o gol “dele”, “o cara”. Apos 48 do 2ª tempo, Romário fez o terceiro gol e deu números finais à partida.

Espero ver meu time vencer o Cruzeiro, hoje, no campo deles, mesmo sabendo que o jogo será bastante disputado.
escalações dos jogos :

Jogo de ida da pelas oitavas de final da libertadores de 98:

Vasco: Carlos Germano, Vitor, Odvan, Mauro Galvão e Felipe. Luizinho, Nasa, Ramon (Mauricinho) e Pedrinho; Donizete(Richardson) e Luizão .Técnico : Antônio Lopes
Crzueiro : Dida, Gustavo, Marcelinho Paulista, Wilson Gotardo e Gilberto; Marcos Paulo ,Ricardinho(Caio), Valdir e Elivélton(Alex Alves); Bentinho(Fábio Junior) e Marcelo.

Jogo de volta:
Cruzeiro: Dida, Gustavo, Marcelo Djian(João Carlos ), Wilson Gotardo e Gilberto; Marcos Paulo, Valdir(Reginaldo), Elivélton e Betinho(Fábio Junior); Alex Alves e Marcelo Ramos -técnico Levir Culpi
Vasco :Carlos Germano, Maricá, Alex, Mauro Galvão e Felipe;Nasa, Valber, Juninho(Nélson), Vagner(Richardson);Donizete(Géder) e Luizão. Técnico Antônio Lopes.

Semifinal do Brasileiro de 2000:

Data: 23.12.2000 (Sábado) às 16h.
Competição: Copa João Havelange (Semifinal - Jogo de Volta).
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte (MG).
Árbitro: Oscar Roberto de Godoy (PR), auxiliado por Jorge Paulo de Oliveira Gomes (DF) e Arnaldo de Menezes Pinto Filho (BA).
Público: 64.287 pagantes. Renda: R$ 653.817,00.
CRUZEIRO: Fabiano, Rodrigo (Cléber Monteiro 13' do 2º), Cris, Cléber e Sorín; Donizete Oliveira (Alex Mineiro 29' do 2º), Ricardinho, Jackson e Sérgio Manoel; Geovanni e Fábio Júnior (Oséas 23' do 2º). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

VASCO: Hélton, Clébson, Odvan, Júnior Baiano e Jorginho Paulista; Nasa, Jorginho (Henrique 36' do 2º), Juninho (Paulo Miranda, intervalo) e Juninho Paulista; Euller (Pedrinho 39' do 2º) e Romário. Técnico: Joel Santanadiv>

por hoje é só até o próximo domingo

Um comentário:

  1. There is SHOCKING news in the sports betting industry.

    It has been said that any bettor needs to see this,

    Watch this or quit placing bets on sports...

    Sports Cash System - Automated Sports Betting Software.

    ResponderExcluir