13 fevereiro 2011

Dando a volta por cima



Há tempos não via o Vasco jogando desta forma, jogando um futebol leve, um futebol para frente, onde os jogadores podem dar opinião sobre como o time está em campo. Além disso, onde todos os jogadores estão completamente unidos e se preocupando apenas com o time, e não com problemas entre o elenco, como vinha ocorrendo com o ex treinador Pc Gusmão.

O time melhorou sensivelmente com a chegada do Ricardo Gomes. Os jogadores passaram a não ter medo de tentar, não ter vergonha de arriscar e passaram realmente a jogar futebol. Os laterais passaram a apoiar mais, o meio de campo passou a marcar e armar melhor e com isso os atacantes passaram a receber mais as bolas e com um pouquinho de treino finalmente a bola passou a entrar. Os jogadores tinham um nítido problema nas finalizações e certamente o técnico Ricardo Gomes deve ter dado treinos de finalização, para que desta forma, tudo finalmente voltasse ao normal.

Além disso, finalmente depois de muita espera, começa a brilhar a estrela do contestado Jéfferson 11, meio de campo do Vasco. Sua chegada foi de muita expectativa, mas logo em seu primeiro jogo, acabou trazendo problemas para o Vasco. Para quem não lembra, foi por causa de sua escalação irregular, que no ano de 2009, no 1ª turno do Carioca, o Vasco perdeu exatos 6 pontos na tabela. Fez um primeiro turno quase perfeito, mas esses pontos fizeram muita falta. Além disso, Jefferson passou mais tempo no Departamento médico do que em campo, e quando estava em campo não conseguia render. Muitos torcedores chegaram a pedir que ele fosse negociado. Jefferson quase não ajudou o time, no ano de 2009. Em 2010, acabou sendo emprestado para o Avahi, onde chegou a jogar muito bem. Mas, a melhor parte, o melhor futebol do meio de campo, estava guardado para quando ele retornasse ao Vasco no ano de 2011. Jefferson começou na reserva. Mas com o tempo, começou a render mais que as estrelas Felipe e Carlos Alberto, e acabou tendo a sua merecida chance de tentar novamente. E foi ai que sua estrela começou a brilhar, suas lindas jogadas, seus belos passes milimétricos e seus gols de rara habilidade, vêm encantando, cada vez mais, a torcida do Vasco.

Não é só o Jefferson que começa a dar a volta por cima, no Vasco de 2011. Outros jogadores, como Felipe, Ramon, Fagner e até mesmo o caneludo Marcel estão calando a boca dos críticos. Cada um deles fez algo, pelo Vasco de 2011. Marcel, sempre esforçado, pode perder gols patéticos, mas por outro lado faz belos gols. Os laterais, Ramon e Fagner, recuperaram o futebol de anos passados. Ramon voltou a ser aquele Ramon que encantou a torcida do Vasco, no ano de 2009, e Fagner voltou a jogar, como na sua melhor época. Durante o ano de 2010, por um certo período, Fagner pode ser considerado o melhor jogador do Vasco. Nunca se esquecendo de um certo canhoto habilidoso, maestro que muitos queriam fora do Vasco, a algumas semanas. Falaram que ele era isso, que ele era aquilo, mas Felipe vem mostrando um futebol exuberante, um futebol magnífico, uma forma mágica de jogar futebol. Depois das últimas atuações, da dupla Jefferson e Felipe, que vêm dando muito certo dentro de campo, duvido que algum torcedor do Vasco sinta falta de um certo camisa 19.

Outro jogador, o meia Enrico, também criticado, está provando que tem futebol para se manter ao menos no elenco do Clube de Regatas Vasco da Gama. Ele chegou ao Vasco em 2009, mas sempre na fogueira. O técnico da época, Dorival Junior, dava uma chance para o jogador, quando qualquer outro se machucava. Mas, na maioria das vezes, Enrico não conseguia fazer nada em campo: andava em campo, errava todos os passes que tentava e seus chutes eram completamente bizarros, e por esse motivo a torcida do não gostava dele. Com a saída de Dorival, a torcida do Vasco se viu livre de Enrico. Como ele não tinha chances no time, acabou sendo emprestado para o Coritiba. No Coritiba, Enrico brilhou junto com o time.

Ele não é um jogador que consegue brilhar sozinho, é um jogador que consegue jogar bem de acordo com o time. Se o time vai bem, ele vai bem, se o time cai de produção, ele rapidamente também cai de produção. Muitos acreditavam ser um erro trazê-lo de volta em 2011. A maioria dos torcedores não acreditava em seu futebol, mas ele vem provando dentro de campo, que estavam completamente equivocados. Nos dias de hoje, ele pode não ser titular, mas na maioria das vezes, acaba entrando em campo e quando entra, faz tudo certo: toca corretamente, chuta certo, cruza certo. É um excelente jogador e vai ajudar muito o Vasco, nesse ano de 2011.

Falei especificamente destes jogadores, mas não foram só eles que deram a volta por cima. Todo o elenco do Vasco deu a volta por cima. Pelo menos por um tempo, não vamos precisar ouvir graçinhas das outras torcidas e vamos, finalmente, ter tranqüilidade e paz para trabalhar durante pelo menos 10 dias.

Espero que tudo continue dando certo para o Vasco. O time está, cada vez mais, com a cara do técnico Ricardo Gomes. O time está melhor, mais disciplinado, mais disposto, mais aguerrido e é isso que, nós, torcedores gostamos: garra, disposição, futebol e gol, obviamente.
Espero também que nada mude e que todos os jogadores continuem se esforçando, dessa mesma forma.

Até a próxima semana,

Elisa de Vicq de Souza Dantas

Um comentário:

  1. Efetivamente não podemos dizer ainda que o VASCO deu a volta por cima mas inegavelmente notou-se uma certa evolução no modo do VASCO jogar e de se posicionar dentro de campo mas acredito ser muito cedo para achar que o Vasco voltou a ser o grande vencedor de outrora. Não diria que sou pessimista quanto ao desempenho do time daqui pra frente, mas prefiro esperar pra ver o que acontece pois quero ver como se comporta dentro do desenho tático do time jogadores como Bernardo, Leandro e também o Argentino Chaparro, enfim só vou me convencer que o Jéferson e o Enrico foram de fato uma decisão acertada terem voltado se eles, em um jogo valendo taça jogarem bola e serem campeões. Vamos torcer e lutar pelos títulos dessa temporada, pois serei presença certa na maioria dos jogos do VASCÃO.
    Parabéns pela matéria, VASCO BI CAMPEÃO MUNDIAL 1953-1957!!!

    ResponderExcluir