03 fevereiro 2011

A formação ideal para o Vasco 2011: 4-1-2-1-2

5 comentários:

  1. eu ja gosto do nilton jogando como 3 zagueiro ai vc planta o eduardo costa na cabeça de area e da liberdade para os meias !

    ResponderExcluir
  2. Nilton, que só sabe bater, de meia-direita????? vc deve ser molambo....

    ResponderExcluir
  3. Caro Gregório,

    Dizem que “de médico e louco, todo mundo tem um pouco”. Aqui no Brasil é mais adequado dizer que “de técnico de futebol e louco, todo mundo tem um pouco”. Portanto, vou confirmar esse dito popular bem brasileiro.

    Se a rua fosse minha, eu ladrilhava..... 4 – 3 – 1 – 2.

    Na zaga, devido o momento atual, colocaria o Márcio Careca no lugar do Ramon, os demais seriam os que você também indicou: Prass, Fagner, Dedé e Anderson Martins.

    Os 3 meias seriam: Eduardo Costa, Jefferson e CA. O “1” é o Felipe, e os dois atacantes Eder Luis e Elton.

    O E. Costa jogaria mais plantado. O Jefferson, na posição de 2º volante, que junto com os laterais seriam as principais saídas de jogo, auxiliados pelo CA.

    O CA terá de ajudar na marcação, o que sabe fazer, pois fazia bem no começo da sua carreira e quando jogou como “trinca” em Portugal.

    O Felipe jogará livre e flutuará a frente dos 3 meias e atrás dos 2 atacantes, podendo fazer o tripé com qualquer um dos dois laterais, e entrar pelo meio no apoio aos atacantes. Em termos de marcação, apenas cercará na perda da bola, atrasando as articulações do adversário, já que nunca foi de marcar, e agora ainda falta condição física para tal.

    Caberá ao CA e Jefferson, mais ao primeiro, auxiliar na armação, vindo de trás, e ocupando o espaço que não esteja sendo ocupado pelo Felipe, já que ambos são mais novos, portanto tem mais mobilidade e capacidade física.

    Elton jogará mais enfiado, segurando os zagueiros, como tem certa habilidade (não é tão caneludo como o Marcel), poderá, em determinadas situações, sair da área e abrir espaço para que o CA ou Jefferson entrem como surpresa. Eder Luiz é o atacante de velocidade que cairá pelos lados do campo, responsável por puxar os contra-ataques.

    Que tal?

    Não consigo imaginar E. Costa e Nilton no mesmo time, são muito iguais, marcam bem e tem muita dificuldade no passe, isso determinará uma saída de jogo sofrível.

    Claudio

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o seu texto foi o que conversamos ontem Grerg , esse esquema sempre deu certo em com o time do Vasco, seja com o Dorival ou até mesmo com o Renato Gaucho. Sempre lembrando que com o Dorival e o Renato as peças eram diferentes ,mas porque não tentar de novo pode dar certo , isso é se o Felipe ou o CA caso voltem a equipe aceitarem ficar no banco

    ResponderExcluir
  5. Discordo de vc Carlos, acho que o Vasco tem sim um volante que saia bem para o jogo e esse jogador é o Fillipe Bastos. Porém o jogador está se recuperando de uma fratura na mão, sendo por este motivo o fato de Rômulo estar jogando em seu lugar, pois a vaga tem que ser dele sem dúvida. O esquema que vc colocou é apenas o 4-4-2 com o meio campo em losango, nada mais além disso. O posicionamento dos jogadores e as funções variam dentro de campo. Além disso, uma equipe deve ter mais de um esquema teinado para o jogo pois há situações de jogo que exigem alteração no esquema tático.
    Acho que a formação ideal para o time é com Fernando Prass, Fágner, Dedé, Anderson Martins, Ramon, Eduardo Costa, Fillipe Bastos, Carlos Alberto, Felipe, Éder Luís e Élton, sendo que o Felipe ficaria encostado nos atacantes e livre em campo sem necessidade de marcação, pois é um jogador de qualidade no último passe e pode colocar um companheiro na cara do gol a qualquer momento. Ele vinha jogando numa posição em que o seu futebol não tava aparecendo. Quem deveria fazer essa função de armação do time vindo de trás é o Carlos Alberto, que tem uma condução de bola e tem habilidade pra isso.

    Abraços.

    ResponderExcluir