20 fevereiro 2011

Será que agora vai?


Bom dia leitores. Estamos iniciando mais uma Copa do Brasil. O Vasco pode ter muitas glórias e histórias, mas, até o momento, não tem dado muita sorte na Copa do Brasil. Várias vezes, já fizemos campanhas patéticas, sendo eliminado por times de menor ou nenhuma expressão, como por exemplo, o Baraúnas, em 2005, e o XV de Campo Bom, em 2004, ambas em casa. Esta competição pode ser o caminho mais fácil para a nossa volta à Copa Libertadores, depois de 11 anos de ausência. Espero que o Vasco não entre apenas para participar, mas sim para vencer a Copa do Brasil. A nossa melhor colocação, nessa competição, foi em 2006, quando chegamos a final contra o Flamengo. Estava tudo certo: nosso time, na época, comandado pelo técnico Renato Gaúcho, era melhor e franco favorito, mas achou que ganharia o título, sem disputar a final; não viu a cor da bola nos dois jogos, tanto no jogo de ida como no de volta.
Vasco estréia contra o Comercial de Mato Grosso do Sul, na próxima quarta feira, dia 23, e espero que o Vasco não mande um time reserva para esse jogo. O Vasco poderia, no máximo, poupar o Eder Luis, por ele estar com um problema no joelho e mandar o time titular, inclusive o maestro Felipe. Se o Vasco conseguir uma diferença de 2 gols, acaba eliminando o jogo de volta e desta forma ficaria com mais 10 dias para treinar e finalmente estrear no Campeonato Carioca. Afinal, o Vasco não jogou quase nada no 1º turno e necessitamos sair bem no 2º turno, se ainda sonhamos chegar a algum lugar .
Até certo ponto, a chave do Vasco não é complicada, mas vai chegar um momento em que poderemos ter que enfrentar um dos times mais chatos para o Vasco: o Atlético Paranaense. O Vasco, na maioria das vezes, não consegue vencer lá no estádio deles, e em alguns casos, eles acabam ganhando dentro de São Januário. Espero que isto não ocorra, mas até lá, tem muito chão, muito jogo e muito campo ruim também.
Após o Comercial de Matogrosso, o Vasco enfrentaria ou ABC( RN) ou o Barras( PI). Até ai, sem problema nenhum, afinal o Vasco é um time grande e têm jogadores capazes de enfrentar qualquer um dos dois times e fazer um placar que elimine o jogo de volta. Após isso, o Vasco poderia enfrentar dois times já conhecidos do Vasco, ou o Bangu ou a Portuguesa.
A partir desse momento, é que começam os problemas. Certamente chegaremos até as quartas de finais e talvez tenhamos que enfrentar o Atlético Paranaense, o que não é muito bom, mas se tivermos, é possível empatar fora e ganhar dentro de casa. Se passarmos pelo Atlético, poderemos enfrentar, ou o São Paulo ou o Botafogo.
Espero que tenhamos aprendido a jogar a Copa do Brasil nesses anos. Considero que, em 2008 e 2010, a participação do Vasco pode ser considerada fraca. Já a de 2009, o Vasco jogou bem, apesar de ter sido eliminado, na Semifinal, pelo Corinthians.Um pênalti deixou de ser marcado para o Vasco nesse lance , Elton foi puxado dentro da área, quase teve sua camisa rasgada, tentou cabecear a bola e quase foi jogado ao chão, pelo zagueiro Chicão, do Coritnhians, após a cobrança de um escanteio e o juiz marcou apenas tiro de meta para os paulistas. É brincadeira!
Eu sei que é difícil sonhar, com uma vaga, na Copa Libertadores, mas porque não? Nosso time pode não estar excelente, mas com o tempo vai melhorar. Mas o que o Vasco mais precisa para a Copa do Brasil é sorte de Campeão e isso o Vasco já provou que tem. Não precisamos nos focar no Campeonato Carioca, temos que nos focar na Copa do Brasil, essa sim uma competição importante que, em apenas 12 jogos, ou até menos - se o time eliminar os dois jogos de volta, das duas primeiras fases - podemos ganhar o título de Campeão da Copa do Brasil, título que o Vasco não tem, e com uma vaga na Libertadores da América.
Classificado para a Copa Libertadores da América, ai sim, certamente, o Vasco poderia montar um grande time, para quem sabe, reconquistar a América, mais uma vez. Sempre lembrando aos desavisados: o Vasco não é somente Campeão da Libertadores de 1998, mas sim Bicampeão da Libertadores, afinal o primeiro teste, para ver se daria certo a idéia da Libertadores, que foi feito em 1948, foi vencido pelo time da Colina .
Por hoje é só. Podemos não ter muitos jogadores de nome, mas temos bons jogadores e são eles, os nossos guerreiros que defendem a Cruz de Malta, que vão nos levar de volta ao cenário Continental, depois de tantos anos de ausência.
Até o próximo Domingo,

Elisa de Vicq de Souza Dantas.

4 comentários:

  1. Não querendo ser pessimista,mas não acho que o Vasco tenha grandes chances na Copa do Brasil. Não acho que faremos uma campanha ruim, mas não acredito que fique campeão.

    Parabéns pela coluna!

    ResponderExcluir
  2. Lais quem sabe. Tiveram 2 anos que ninguém acreditava no time do Vasco , assim como hoje. E por incrível que pareça essas foram as nossas duas melhores participações no caso em 2006 e em 2009

    ResponderExcluir
  3. Pera aí né?! entendo seus argumentos quanto ao atlético, mas quem são eles?! ganharam o que?! time muuuito fraco! O problema é o são paulo, em franca ascensão... esse time sim, vai dar muito trabalho pra todo mundo, e até arrisco que seja o favorito nas competições nacionais desse ano!
    mas... vamos pra cima deles, vascão!
    nosso elenco não deve muita coisa ao do SP, dependendo dos reforços que cheguem, estaremos pau a pau!

    saudações vascaínas, e parabéns pela coluna, dona Elisa!

    ResponderExcluir
  4. Caio, tudo bem o time do Atlético Parananese pode não dar medi,no entanto faz muito tempo que o Vasco não vence eles em casa e eles vivem vencendo o Vasco em São Januário.

    ResponderExcluir