06 março 2011

Que essa atuação, não se repita!


O Vasco jogou um futebol digno de quarta feira de cinzas, um futebol preguiçoso, cansado, sem a menor vontade de jogar, principalmente no 1ª tempo, e acabou pagando caro por esse erro. Convenhamos, o time melhorou desde a chegada do técnico Ricardo Gomes, mas as falhas de ontem são gritantes.

O time inteiro jogou mal, do goleiro ao centro-avante, alguns jogadores, como o meio de campo Jefferson, ao perceber que irão perder a vaga de titular para os novos contratados, resolveram não jogar mais. O Vasco foi facilmente anulado pelo time do Macaé, que possui figuras bem conhecidas dos torcedores do Vasco, como por exemplo, o meia Siston que nunca jogou nada no Vasco, o lateral Bill que também passou pelo Vasco, na época dos Juniores, sendo o titular da lateral esquerda, e os fracos zagueiros Ciro e Eduardo Luis, que não deixaram nenhuma saudade no time do Vasco, afinal ambos participaram das duas piores defesas do Vasco de todos os tempos, a de 2005, da qual fazia parte o Ciro e a de 2008.

Tudo bem, o time pode ter melhorado desde o inicio do campeonato. Os jogadores jogaram mais, tiveram mais garra e fizeram um belo 2ª tempo. Um segundo tempo que poderia ter sido melhor se o lateral esquerdo Ramon, que já estava completamente irritado no fim do 1ª tempo, não conseguisse uma expulsão completamente infantil, tendo puxado a camisa do lateral Marcos Tamandaré, e não contente com isso ainda chutou o jogador do Macaé, fazendo o jogador cair fora de campo, encima da câmera de televisão. Foi uma expulsão boba, mas completamente justa. Nesse momento o Vasco jogava melhor que o Macaé.

Falando especificamente sobre a participação de cada jogador acredito que:

O goleiro Fernando Prass, pode ter falhado, no 3ª gol do Macaé, marcado pelo lateral Bill, mas numa boa, sem ele o Vasco teria perdido por muito mais.

Fagner: Péssimo na armação e pior ainda na marcação. A lateral direita foi uma avenida para o fraco lateral Bill do Macaé. A lateral direita, nesse jogo pode ser considerada uma verdadeira avenida, a avenida Fagner.

Dedé: Muito mal na marcação, suas atuações não estão sendo mais tão consistentes como no ano passado. Mais uma vez o mito errou em alguns lances, que foram salvos por Fernando Prass. Mas pelo menos jogou melhor que seu companheiro de zaga.

Anderson Martins: Terrível, foi um dos responsáveis pelo primeiro gol do Macaé. Ele vem errando muito, vem acontecendo falhas gritantes pelo seu lado, mas penso que a culpa não é só dele. Acredito que ainda vai demorar um tempo para que Anderson Martins e Dedé consigam se ajeitar.

Ramon: Falar o que! Marcos Tamandaré fez o que quis com o lateral esquerdo do Vasco. Além disso, Ramon falhou pateticamente no 1ª gol do Macaé, marcado por Luis Mario. Tudo bem, a responsabilidade do gol pode ser divida entre ele e Anderson Martins. Ele parecia estar nervoso, e completamente descontente de ter que entrar em campo, em uma sexta feira de carnaval.

Felipe Bastos: Também jogou mal. Foi extremante mal na marcação, perdendo quase todas as bolas, mas por outro lado deu bons chutes a gol. Acredito que ele precisa melhorar um pouco na marcação e obviamente, ele se vê quase na obrigação de marcar sozinho, afinal o Rômulo não marca ninguém.

Romulo: - Foi mal Rômulo, você pode ser um jogador esforçado, mas não dá, viu? Você vem errando jogo após jogo e muitos dos gols sofridos pelo Vasco têm relação com um erro seu.

O Romulo até pode ser um jogador par compor elenco, mas em hipótese nenhuma para ser titular. Ele vem errando passe de dois metros e na maioria das vezes acaba dando o contra-ataque para o adversário.

Jéfferson: É impressionante! Alguns jogadores têm prazo de validade no time titular e o prazo de validade do Jefferson expirou. Errou tudo que tentou, não conseguiu fazer completamente nada, e ainda por cima andou em campo. Ele já deve ter percebido que vai ser sacado do time para a entrada do Diego Souza.

Felipe: Tudo bem, o maestro pode ter jogado extremamente mal e abaixo das expectativas. Mas a bola também chegava sempre quadrada nele, tendo sido obrigado a armar o time sozinho. Nem mesmo a entrada do jovem Bernardo ajudou. - Foi mal Felipe, você pode ter conquistado muitos títulos pelo Vasco, mas não dá mais não.

Penso que ele deve ser sacado do time para a entrada do Bernardo, para ai sim, termos um bom time.

Éder Luis: Um dos melhores em campo; jogou extremamente bem. Ele tinha que voltar para buscar a bola, deu excelentes chutes a gol e a bola só não entrou, em 3 ou 4 oportunidades, por puro capricho.

Marcel: Não foi sua culpa, a bola não chegou nele. É impossível que um jogador de área possa jogar bem e fazer um grande jogo se a bola não chega nele. Quando foi substituído por Elton o time melhorou sensivelmente.

Márcio Careca: Não é o ideal, mas se saiu infinitamente melhor do que o titular. A atitude do Ramon foi de pura irresponsabilidade. Ele entrou na fogueira, tentou o máximo possível, se esforçando até o ultimo momento.

Bernardo: Um dos melhores jogadores do Vasco, mesmo tendo entrado no intervalo. Sua entrada mudou o time: sabe marcar, armar e chuta de longa distância, com extrema facilidade. Ao que tudo indica, formará junto com Diego Souza, a nova dupla de armadores do Vasco. Merecia ter tido mais sorte, nos chutes a gol, que não entraram por pouco, e em alguns momentos ao invés de chutar acabou tentando mais um drible, e veio a se enrolar.

Muitos vão discordar da minha opinião de barrar o Felipe, mas fazer o quê. Ele não agüenta jogar mais 90 minutos, o máximo que ele consegue render é 45. Ele poderia muito bem ficar no banco e entrar no lugar do Bernardo, no decorrer do 2ª tempo. Não adianta em nada ter no ataque o Leandro e o Eder, se a bola não chega neles.

Além disso, a zaga fica muito vulnerável com um meio de campo formado por: Felipe Bastos, Romulo (jogando fora de posição), Jefferson e Felipe.

A minha opinião é que o time ideal seria: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Anderson Martins, e Ramon (ou quem sabe, até o Márcio Careca), Felipe Bastos, Eduardo Costa, Diego Souza e Bernardo no ataque Éder Luis e Leandro.

Que o time melhore! Que essa derrota não se repita! e que o Vasco volte a nos dar alegrias.

Até o próximo domingo.

Elisa de Vicq de Souza Dantas

4 comentários:

  1. Parabéns pela coluna Elisa, mas discordo sobre a "expulsão justa" do Ramon. Eu vi o replay do lance inúmeras vezes e não houve nada, foi um lance absolutamente normal, que no máximo poderia resultar em um cartão amarelo, mas jamais na expulsão do Ramon.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Lais, discordo de você, o que o Ramon fez só pode ser dito como criancisse, ele foi completamente incompetente ao tomar essa atitude. Para falar a verdade, Ramon já entrou no jogo querendo confusão, vai ver que ele queria curtir o feriado.
    Elisa

    ResponderExcluir
  3. Elisa vc pode me responder aonde foi que o Macaé foi superior ao Vasco o jogo inteiro? Eu vi o jogo e fiquei ouvindo a rádio globo e não vi o mesmo jogo que vc. Gostaria de saber se vc realmente viu o jogo ou só ouviu pela rádio e se ouviu pela rádio não deve ter sido na rádio globo, onde o pessoal inclusive o comentarista Luís Mendes também não concordou com expulsão DIRETA de Ramon que nem falta pra cartão amarelo foi e também concordou que o Vasco foi superior ao Macaé em praticamente todo o jogo, principalmente no segundo tempo que só deu Vasco. Basta ver os melhores momentos e verão quem foi que teve as melhores chances. O Macaé teve 5 chances claras de gol, fez 3 intaum eles foram mais eficientes na finalização só isso. O Vasco teve inúmeras chances de gol em todo o jogo. O Vasco pagou pelos erros defensivos e pela marcação mal feita durante o jogo, isso sim.
    Me desculpe, mas seu ponto de vista tá totalmente errado. E da próxima vez procura uma foto que não seja igual a matéria anterior.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Marcio essa é a minha opinião achei que o Vasco jogou muito mal, que o Macaé dominou o 1a primeiro tempo do inicio ao fim e que 3 a 1, foi pouco.
    Vi o jogo pela tv e ouvindo pela rádio tupi. Essa é a minha opinião ,cada um tem a sua.
    Sobre a foto pode deixar na próxima irei tentar não repetir.

    ResponderExcluir