24 abril 2011

Estamos na final, mas ainda falta muito


O Vasco jogou extremamente mal no jogo de ontem contra o Olaria. Quase complicamos uma vitória certa se o jogo tivesse mais cinco ou dez minutos com o time da Rua Bariri. O time do Vasco foi completamente instável; alternou momentos de ótimo futebol com momentos ridículos. Para um time que quer voltar a ser campeão precisa melhorar e muito!

Começamos jogando muito mal. O time parecia nervoso, uma prova disso foram os diversos erros do zagueiro Dedé que pela primeira vez disputava, em campo, uma semifinal com a camisa do Vasco. Mesmo sendo o time de menor expressão, quem começou jogando melhor foi o Olaria. O bom atacante Felipe chutou, mas Fernando Prass defendeu. O tempo foi passando, Dedé se acalmou e o Vasco conseguiu aos poucos equilibrar a partida. O Vasco teve um gol corretamente anulado do meia Diego Souza que estava claramente impedido. Mas uma vez, a torcida durante o primeiro tempo começou a jogar contra o próprio time, quando ainda no primeiro tempo começou a vaiar, novamente, o volante Allan que está improvisado na lateral direita. Tudo bem ele errou quase tudo, teve uma péssima atuação na parte ofensiva e conseguiu ser pior ainda na parte defensiva, mas todas as jogadas de ataque do time do Olaria eram pelo seu lado. O Vasco até criava, mas não chutava a gol. O Olaria por pouco não abriu o placar com o atacante Felipe. Aos 36 ele tabelou com Valdir e chutou de fora da área, mas a bola atingiu o travessão e após ela ter batido no travessão por muito pouco a bola não resvalou no goleiro do Vasco, Fernando Prass. Se a bola tivesse encostado nele, certamente, ela entraria.

Mas o gol perdido pelo Olaria acabou acordando o time do Vasco e aos 37 minutos, com uma grande ajuda do zagueiro Thiago Elotério que saiu jogando errado, o Vasco acabou abrindo o placar. Após o passe errado do zagueiro do Olaria, a bola caiu nos pés do volante Felipe Bastos, que estava um pouco antes do meio de campo. Mas ele deu um passe sensacional para o atacante Eder Luis que estava pelo lado esquerdo, o camisa 7 invadiu a área, driblou o goleiro e abriu o placar para o Vasco, para a alegria da torcida do Vasco que depois do gol, finalmente, parou de perturbar o volante Allan.

O Vasco voltou jogando muito melhor no 2ª tempo, poderíamos ter aberto uma ampla vantagem naquele momento, mas o Vasco perdeu muitos gols principalmente com os atacantes Eder Luis e Alecssandro. Mas, a partir dos 15 minutos, o Vasco permitiu que o Olaria igualasse as ações, e em certos momentos, foi até melhor que o time da Colina. Mesmo após diminuir o ritmo o Vasco continuou levando perigo em alguns momentos. Admito que não gostei da alteração feita pelo técnico do Vasco, Ricardo Gomes, mas sua atuação tem sido excelente (saber que ele sabe muito bem o que está fazendo diferente de outros técnicos que já passaram pelo Vasco. A torcida do Vasco não pode vaiar toda hora o Ricardo Gomes. Entendo que a maioria dos torcedores não está gostando de ele estar deixando o Bernardo no banco, mas em algum momento ele vai ser obrigado a colocar o artilheiro da Colina no time titular, no lugar do Diego Souza provavelmente. Mas no jogo contra o time da Rua Bariri a atuação dele foi muito aquém do que se espera do camisa 31. Após sofrer um pênalti aos 30, ele insistiu para cobrar porque estava com muita confiança, mas a demora do juiz para autorizar a cobrança atrapalhou a concentração do jovem meio de campo da colina, que acabou por mandar a cobrança no travessão. O Vasco foi extremamente pressionado no fim do jogo, mas merecemos a vaga, jogamos um pouco melhor que o time do Olaria.

Tudo bem vencemos. Ótimo! Mas precisamos trabalhar mais e melhorar muito, não só na parte defensiva, mas também na parte ofensiva. Além disso, o Vasco vem perdendo muitas chances de gols nos últimos jogos e esses gols perdidos podem fazer falta no futuro. Acredito que a Diretoria terá que tomar uma decisão que certamente não é a melhor, mas que é necessária nesse momento de turbulência política que vive o Clube de Regatas Vasco da Gama. Para que a situação política não atrapalhe o time, acredito que seja preciso pelo menos nessa semana o time se afaste do Rio de Janeiro para que possa ter tranqüilidade para enfrentar seu próximo adversário na final.

Até o próximo domingo,

Elisa de Vicq de Souza Dantas

6 comentários:

  1. Tá certo que a atuação de Allan ontem não foi das melhores, mas a galera quer o quê ? Max (contundido, por sinal), Irrazábal, sinto muito, mas na minha opnião nenhum reserva da lateral direita é melhor que o Allan com seus defeitos. Pra vocês verem como está nossa situação. Inda bem que temos o Fágner, que pode não ser o melhor lateral do futebol brasileiro, mas é muito bom jogador.

    ResponderExcluir
  2. Como venho a algum tempo dizendo, só tecerei rasgados elogios ao VASCO quando levantarmos o caneco, seja no Estadual ou/e Copa do Brasil.
    Já estivemos bem longe, é verdade mas precisamos estar atentos e não dar brechas pra molambada respirar. Hoje posso dizer que tanto no aspecto coletivo quanto no individual, levamos uma certa vantagem sobre o urubu, mas é necessário que provemos tal superioridade dentro do campo jogando com raça, organização, sendo de cobertura e que o Felipe se consolide como o grande Craque da competição, fazendo assistências e driblando com a velha e conhecida maestria para fazermos o maior número de gols possíveis. Espero que o nosso fraco goleiro não comprometa e que os nossos limitados laterais compensem a falta de técnica com muita aplicação tática e marcação forte.
    VASCO BI CAMPEÃO MUNDIAL 53-57 e Campeão Mundial de Futebol de Areia FIFA 2011!!!

    ResponderExcluir
  3. Chamar Fernando Prass de "fraco goleiro" é no mínimo absurdo. Ele pode não ser goleirão de seleção, mas daí a chegar ser fraco? Por favor né?!

    ResponderExcluir
  4. Absurdo é ver o VASCO tomar gols com falhas grotescas desse goleiro. Vou enumerar algumas:
    Final da Taça GB 2010 contra o Botafogo, a "muralha" sai e não acha nada no gol do zagueiro alvi-negro; Pelo Brasileirão em 2010 com o mesmo Botafogo, em atrapalhadas com o beque de roça Titi, sai pessimamente do gol outra vez, defeito gravíssimo que ele tem, e cede o empate ao Botafogo no final; Contra o Duque de Caxias pela Taça Rio ele bateu bisonhamente o tiro de meta originando o contra-ataque do adversário e ainda colaborou com o gol do time da Baixada. Aliás, a reposição de bola do goleiro Vascaíno é ridícula, parece até coisa de amador, incompatível com a função de Goleiro do Vasco. Segue mais algumas falhas, como aquela bisonha e patética partida contra o Santos onde fomos goleados por 4 a 0, se não me engano, quando ele além de falhar em quase todos os gols tomados, colocou infantilmente a bola no chão para um atacante Santista pegar e empurrar a bola pras redes, quando o VASCO era melhor no jogo. É certo que todos falham, é normal e compreensível e até certo ponto aceitável, mas o que eu particularmente vejo no nosso goleiro, deficiências incompatíveis para um goleiro de um Clube que já teve Barbosa, Andrada, Carlos Germano, Acácio, Hélton e outros não citados.
    Considero o atual goleiro do Vasco deficiente em pelo menos alguns aspectos: Saída de gol, reposição de bola em jogo, rebate em demasia e quase sempre para o meio da área, dificuldade muito grande de jogar com a bola nos pés(seria exigir demais dele). Mas é obvio que eu quero e acredito que o Vasco será Campeão e logicamente torcerei para o Fernando Prass defender bem o gol Vascaíno, o ideal é que não vá bolas difíceis para ele, e que o defensor das traves Vascaínas "queime minha língua".
    VASCO BI CAMPEÃO MUNDIAL 53-57 e CAMPEÃO MUNDIAL FIFA 2011 FUTEBOL DE AREIA!!!

    ResponderExcluir
  5. Olha Glad, concordo que ele de vez em quando engole uns frangos absurdos, mas a qualidade dele é indiscutível. O que ele já agarrou pelo Vasco em 2009 e alguns jogos de 2010 provam a capacidade dele como goleiro. Lógico que ele tem esses defeitos de saída de gol e reposição de bola, mas estando bem é um goleiro seguro.
    O Fernando melhorou no jogo com o Olaria, foi seguro no jogo inteiro. Espero que ele faça grandes jogos e possa recuperar a nossa confiança nele.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Quero deixar claro que não estou fazendo campanha contra o nosso goleiro, muito pelo contrário espero que ele tenha grande atuação e nos ajude a sermos campeões mas o fato é que, não confio nele. Ele me passa a sensação de que a qualquer momento vai vacilar, pois o acho inseguro e hesitante. Vai ver eu sou exigente mesmo, pois já tivemos Barbosa, Hélton, Acácio, Germano.
    VASCO BI CAMPEÃO MUNDIAL 53-57 e CAMPEÃO MUNDIAL FIFA 2011 FUTEBOL DE AREIA!!!

    ResponderExcluir