08 abril 2011

Resposta oficial do Vasco ao energúmeno Milton Neves


Nota Oficial

Resposta ao apresentador de Tv Milton Neves


O apresentador de esportes Milton Neves por intermédio de seu twitter, e em entrevista à Rádio Manchete, fez comentários desrespeitosos e absolutamente distanciados da realidade em relação à história centenária do Club de Regatas Vasco da Gama e à sua imensa torcida que merecem ser respondidos.

Suas palavras causaram no mínimo, estranheza, não somente pelo tom sarcástico e agressivo, como também pela insistência em qualificar o Vasco de time pequeno e seus torcedores de “trouxas e imbecis”. Tanto um quanto o outro (clube e torcedores vascaíno), são merecedores do máximo respeito por parte de qualquer pessoa e, principalmente, dos profissionais de imprensa. E você Milton, não é exceção.

Para avivar a sua memória, saiba que o Vasco é pioneiro no combate a todo tipo de preconceito e isso vem de muito tempo. Talvez, por essa razão, você tenha esquecido da contribuição dada pelo nosso clube à História (assim mesmo, com “H” maiúsculo) do Brasil, não só no esporte, como também a várias causas políticas e sociais em nosso país. Como pode menosprezar os grandes feitos do Vasco em todo tipo de modalidade esportiva que deu ao clube até agora, 116 títulos só no futebol e sem contabilizar os amistosos? Posso destacar entre eles, três sul-americanos, e quatro nacionais. Não podemos esquecer o mais recente Campeonato Mundial de Beach Soccer. Vale lembrar o Torneio de Paris (França): 1957 (2° campeonato Mundial);Taça Tereza Herrera (Espanha): 1957 ;Torneio de Santiago (Chile): 1957 e 1963; Torneio Pentagonal do México (México): 1963; Torneio Cidade de Elche (Espanha): 1979; Torneio Cidade de Sevilha (Espanha): 1979; Troféu Colombino (Espanha): 1980; Torneio Fest D'Eix (Franca): 1980; Torneio Ilha de Funchal (Portugal): 1981; Torneio de Verão (Uruguai): 1982; Copa de Ouro (Los Angeles, EUA): 1987; Copa Tap (Newark, EUA): 1987; Torneio; Ramon de Carranza (Espanha): 1987/88/89;Torneio da Lorena (França): 1989; Torneio da Amizade (África): 1991; Troféu Cidade de Barcelona (ESP): 1993; Troféu Cidade de Zaragoza (ESP): 1993; Torneio de Palma de Mallorca (Espanha): 1995; Troféu Bortolotti (Itália): 1997 entre outros.

O jornalista diz que o Vasco “outrora exemplar, líder e ganhador”, hoje, não passa de um clube com restinho de grife. Repudio a sua tentativa em reduzir o Vasco a uma grife (marca que caracteriza objetos de luxo). O nosso clube é de massa; é do povo sem acepção de pessoa. É isso que torna o Cruz-Maltino um clube diferenciado dos demais. O Vasco é único, apesar dos pesares.

Voltando às causas sociais, Milton, anote aí, para não esquecer: o Vasco foi o único clube carioca a manter em suas dependências uma Escola de Instrução Militar, formando mais de 10 mil recrutas para o Exército Brasileiro que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) . O Vasco foi também o único clube de futebol a doar dois aviões para a FEB, na campanha da II Guerra Mundial. Estes fatos podem não ter nenhum significado para você, mas eles são orgulho dos torcedores vascaínos, a quem você chama de “trouxas e imbecis”.

Foi justamente o Vasco, jornalista Milton Neves, o primeiro clube brasileiro a se insurgir contra o preconceito racial e social no esporte. Não sei se você, Milton Neves, conhece a fundo a história do esporte nacional, porque se a conhecesse, não poderia jamais tentar apequenar o Vasco, este gigante, que foi o primeiro clube brasileiro a conquistar um título internacional, fora de casa: o Sul-Americano de 1948.

Outro fato que surpreende pelo seu ineditismo e que é único na história cultural de nosso país é que o Vasco foi o único clube de futebol a abrigar nas dependências de sua sede em São Januário em 1943 e 1945, um desfile oficial de escolas de samba. Esse é ou não é um clube diferente dos outros? Essa é ou não é uma história como a de nenhum outro clube de futebol em todo o mundo? Dá ou não dá orgulho ser vascaíno?

Todos sabem, à exceção de você, que o Vasco é um gigante. Além do mais, temos um futuro ainda mais brilhante, que precisa ser construído no dia a dia, mesmo que isso incomode a alguns. E, para terminar, de modo a mostrar nossa grandeza não só no futebol, mas também nas relações cívicas, o convido, apesar das suas críticas, a nos visitar e conhecer a nossa história mais de perto, inclusive a nossa Sala de Troféus, que surpreende pela sua beleza e riqueza.


Saudações vascaínas,
ROBERTO DINAMITE
Presidente do Club de Regatas Vasco da Gama.


Fonte: Site oficial do Vasco

Significado da palavra energúmeno: possesso, possuído, imbecil, idiota, tonto.
Fonte: Dicionário Aurélio

Marcio Cesar
e-mail: marciodreux@bol.com.br

4 comentários:

  1. O Vasco é muito maior que Milton Neves, não se preocupem com ele.

    Acessem: http://maniacosdofutebol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Milton Neves aguenta essa secador o Vasco é campeão da copa do Brasil e alem disso o Vasco é muito maior do que comentarios infelizes da sua parte toma essa cabeção rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. There is shocking news in the sports betting industry.

    It's been said that every bettor must watch this,

    Watch this now or stop betting on sports...

    Sports Cash System - Advanced Sports Betting Software.

    ResponderExcluir
  4. +$3,624 profit last week!

    Receive 5 Star verified winning bets on MLB, NHL, NBA and NFL + Anti-Vegas Smart Money Signals...

    ResponderExcluir