19 junho 2011

Pensando na Libertadores de 2012


Bom dia leitores “do sentimento não para”. Antes de começar o texto gostaria de dizer que fiquei extremamente feliz com o inédito titulo da Copa do Brasil, finalmente um título nacional depois de 10 anos. O Coritiba mereceu chegar à final, mas faltou um pouquinho de sorte para o time coxa branca, sorte que não faltou nem um pouco para o Vasco desde o 1ª jogo da final. Espero que depois de mais esse título para a nossa grandiosa coleção, jornalistas e críticos finalmente parem de falar que o time do Vasco é fraco. Fomos criticados desde janeiro de 2011 e duvidaram da habilidade dos nossos jogadores. Durante a Copa do Brasil, muitos jornalistas torciam o nariz quando alguns deles diziam que era possível o Vasco ser Campeão, os que duvidavam diziam ser impossível mas essa palavra não existe no vocabulário do Clube de Regatas Vasco da Gama.

Mas admito, esse time está um pouquinho longe de ser um bom time para a disputa da Copa Libertadores. Precisamos de algumas contratações, sei que muitos vão discordar, mas penso que o Vasco não tem que iniciar a Copa Libertadores, apenas pensando em fazer uma boa campanha. Temos que entrar para ganhar e para isso precisaremos modificar o elenco em algumas posições:

Goleiro:

O Prass pode ser considerado um bom goleiro para a disputa da Copa Libertadores entretanto se ele por acaso não puder atuar em alguma partida teremos sérios problemas . Desta forma penso que precisamos de um goleiro experiente, se possível identificado com o Vasco, juntando as duas coisas sei que a contratação é difícil, mas porque não tentar a volta do bom e velho Helton, atualmente goleiro do Porto?

Lateral direita:

Sem dúvida precisamos contratar pelo menos um bom lateral direito. É bastante complicado porque o Fagner tem sérios problemas na marcação, além de não estar em uma boa fase. Suas ultimas atuações com a camisa do Vasco não foram muito boas. O Allan, ao contrário do Fagner sabe marcar muito bem obrigado, o problema é que ele ainda tem algumas dificuldades na parte ofensiva. Precisamos de um lateral direito para ser o titular da posição, já que pelo que tenho percebido, na minha opinião nenhum dos dois será titular .

Lateral esquerda:

Ramon, titular da posição está rendendo abaixo do que era esperado. Tenho dúvidas que seu reserva, Marcio Careca possa ser considerado um bom jogador, tamanha a falta de habilidade com a bola. E para completar tem o Max que ainda não conseguiu se firmar. Desta forma não tenho dúvidas, vamos ter que contratar um excelente lateral esquerdo, de preferência que já tenho participado de uma Libertadores para juntamente com nosso possível goleiro dar uma tranqüilidade a defesa. É de extrema importância se reforçar nessa posição

Zagueiros:

Nossa zaga titular pode ser considerada a melhor do Brasil. Até o ano passado o Vasco tinha apenas um bom zagueiro hoje são dois. Espero que a Diretoria não venda tão cedo, o melhor zagueiro do Brasil, mas penso que os dois, Dedé e Anderson Martins se completam dentro de campo. Assim como alguns críticos, acredito que em alguns casos o Anderson Martins pode ser considerado um pouco superior ao Dedé por passar um pouco mais de confiança que seu parceiro de defesa. Mas penso que precisamos de dois bons reservas, porque o Jomar é novo, Fernando está velho e Cesinha é extremamente fraco.

Volantes:

O caso dos volantes é bem interessante, criticados e vaiados no inicio do ano Eduardo Costa e principalmente Romulo mudaram completamente a forma de jogar com a chegada do Ricardo Gomes, e mudaram para melhor. O Vasco passou a sofrer menos gols e Felipe não tinha mais que voltar para marcar, como teve que fazer na época do PC Gusmão. Mas um bom reserva cairia muito bem.

Meias de criação:

Temos dois excelentes titulares, ambos experientes, já sabendo o que é e como ir bem em uma Copa Libertadores. Penso que para o time titular não precisaremos contratar ninguém para essa posição, mas sim para compor elenco. Como armadores na reserva temos dois jogadores que nunca participaram de uma Taça Libertadores. No meu ponto de vista é necessário a chegada de mais um meia de criação experiente, para quando for preciso entrar em campo não sentir tanto a pressão . A Copa Libertadores é um campeonato completamente diferente dos outros.

Ataque:

Temos um excelente ataque titular que vem dando muito certo. Alecssandro tem faro de gol além de ser extremamente oportunista. Eder Luiz vem brilhando, jogando cada vez melhor. Vem se saindo um ótimo garçom do seu companheiro de ataque. Mas na reserva precisamos de bons jogadores que possam entrar em campo, sem problemas em uma Taça Libertadores e nesse ponto não temos ninguém. O Elton até pode continuar no elenco, mas como o contrato do Leandro só vai até o final do ano, precisamos de um jogador experiente, com uma Libertadores no currículo se possível.

É isso que penso. Sei que vai ser extremamente difícil e complicado. Muitos vão torcer o nariz e dizer que é “ impossível “ o Vasco ganhar novamente esse campeonato. Todas as críticas que certamente serão feitas ao nosso time tem que entrar por um ouvido e sair pelo outro. Muitos vão torcer contra, mas o Vasco é forte e vai saber muito bem como conquistar novamente, pela terceira vez a América.

Até o próximo Domingo,

Elisa de Vicq de Souza Dantas

3 comentários:

  1. Sem dúvida o VASCO mereceu o título da Copa do Brasil pela bela campanha e pela regularidade demonstrada na competição. Mas confesso que foi um teste pra cardíaco esse jogo final pois acho que poderíamos ter sido campeões de forma mais tranquila. Primeiro aquele primeiro gol, o goleiro tem que sair, nem que seja de soco! É inadmissível tomar gol em bola aérea quando ele é o único jogar que pode usar as mãos. Até admito que ele tem feito algumas defesas salvadoras mas é exitante demais nas bolas na área e Libertadores da América, os times exploram demais essas jogadas.
    Outro grave problema é a nossa lateral esquerda. Na final em Curitiba, Ramon com a bola dominada, perdeu e deu orígem ao terceiro gol do Coxa e não podemos esquecer que foi o mesmo Ramon que deu de graça o gol para o Avaí. Temos dois laterais canhotos de 2ª divisão e uma Zaga de Seleção, um bom meio e um bom ataque, mas temos que reforçar para trazer o Tri da Libertadores.
    VASCO BI CAMPEÃO SUL AMERICANO 48-98, BI CAMPEÃO MUNDIAL 53-57, CAMPEÃO MUNDIAL FIFA 2011 FUTEBOL DE AREIA, CAMPEÃO DA MERCOSUL E TETRA CAMPEÃO BRASILEIRO!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você em todas as posições do time. Só acho que o Prass tem o perfil pra esse tipo de campeonato, além de ser um ótimo goleiro, ele é tranquilo. Mas realmente a reserva é que assusta, Alessandro e Diego Silva não tem experiência pra tal competição, se bem que o Rafael do Santos também não tinha e tá mandando super bem, o que nos dá um pouquinho de esperança (não querendo comparar qualidade técnica de um e de outro). A vinda do Hélton seria fantástica, mas ele já renovou seu contrato com o Porto.

    ResponderExcluir
  3. Confirmo o que vocês aqui disseram e o que eu já tenho ouvido alguns comentaristas de futebol falarem: o Vasco não tem time reserva.
    Mas o Vasco não precisa de reforços só para a reserva, muitos para o time titular também, o Éder Luís é de regular para bom a nível nacional, mas a nível de Libertadores é fraco, precisaremos de um novo e ótimo atacante.
    Precisaremos de reforços para o meio defensivo titular também.

    ResponderExcluir