28 agosto 2011

Um chocolate com gosto de provocação e embaixadinha





Chegamos a mais um Flamengo e Vasco. Como todos sabem já ocorrem grandes jogos em torno desse clássico. Todo embate entre o Urubu e o time que defende a Cruz de Malta tem sempre um algo a mais na partida que normalmente quer dizer briga e confusão dentro de campo..

No texto de hoje irei falar sobre um jogo que certamente os torcedores do Vasco irão se lembrar muito bem, válido pela 11º rodada da taça Guanabara que na época era disputada no sistema de pontos corridos. O Vasco tinha que ganhar de qualquer forma esse jogo, isso porque quem ganhasse iria se tornar o Campeão do 1º turno do Campeonato Carioca.

O jogo foi realizado no Maracanã no dia 23 de abril, um domingo de Páscoa às 17 horas. Antes do jogo a diretoria do Vasco distribuiu 40 mil ovos de Páscoa para sua torcida.

O Vasco começou jogando mal nos primeiros minutos do jogo e o time do Flamengo que poderia ser considerado um pouco inferior ao time do Vasco aproveitou e não deixou por menos, com 6 minutos de jogo o time da Gávea abriu o placar. Petkovic arrancou do meio de campo pelo lado esquerdo, passou como quis pelo lateral esquerdo do Vasco, Felipe, e antes de cruzar para a área driblou o zagueiro conhecido como zagueiro zagueiro, Odvan que caiu sentado. O sérvio cruzou e sem nenhuma dificuldade, Leandro Machado abriu o placar. Mas calma torcedor! Pouco depois o Vasco resolveu que o título iria para São Januário com uma grande exibição de Romário. Era a primeira vez que o baixinho voltava a encontrar o Flamengo. O Vasco pareceu ter acordado com o gol. Após sofrer o gol, Pedrinho começou a mostrar que queria jogo e para tudo existe uma explicação: Um ano antes, enquanto fazia uma participação na transmissão da final do Carioca entre Vasco e Flamengo durante o intervalo da partida, jogo em que o time rubro-negro se sagrou campeão, Pedrinho foi xingado pela torcida rival, chamando-o de bichado. Este era o momento para o meio campo do Vasco mostrar para a torcida rival que eles estavam equivocados. A partir dos 9 minutos a única forma de parar o camisa 10 do Vasco era com falta, normalmente cometidas por Beto. Em uma delas o jogador do Flamengo exagerou e deveria ter sido expulso com 10 minutos de jogo, já que ele atingiu covardemente o meia do Vasco no mesmo local que o fez ficar quase 2 anos longe do futebol.

A cada momento todos percebiam que o juíz estava completamente perdido e tudo levava a crer que o jogo não terminaria nada bem. O Vasco tinha um grande problema na lateral esquerda nesse jogo. Quem estava ocupando o local era Paulo Miranda, já que Felipe havia sido deslocado pelo técnico Abel Braga para o meio de campo. O problema é que lateral esquerdo do Vasco não sabia marcar, com isso Odvan era obrigado a sair de onde deveria estar a todo momento para ajudar o novo lateral esquerdo do Vasco na marcação. Aos 13 minutos, Romário fez uma linda jogada e seu companheiro de ataque Viola poderia ter empatado a partida, mas Clemer não permitiu que o jogador do Vasco cabeceasse a bola. Aos 14 o Vasco roubou a bola e saiu tocando a redonda. No meio de campo Felipe trocou passes com Romário que estava fora da grande área. O meia do Vasco passou por 3 jogadores adversários e tocou para Viola. O atacante do Vasco chutou a bola bateu na trave e veio a sobrar dentro da área para Felipe completar para as redes, um lindo gol do Vasco. Com apenas 15 minutos o jogo já estava eletrizante. O Vasco estava jogando bem, mas uma situação não tinha se modificado, o camisa 10 da Colina, continuava sofrendo faltas criminosas. Na maioria das vezes, os jogadores do Flamengo esqueciam a bola e iam direto no joelho do meio de campo do Vasco. Por volta dos 18 minutos o Vasco poderia ter levado o 2ª gol. A maior parte dos jogadores Cruzmaltinos estava no campo de ataque, o Flamengo recuperou as bola e rapidamente ela foi lançada para o meia Petckovic que não tinha nenhum jogador a sua frente, o Vasco só tinha uma coisa a fazer, algum jogador teria que fazer uma falta no Sérvio para tentar impedir que ele entrasse com bola e tudo, já que o zagueiro do Vasco, Odvan estava no ataque e ainda não tinha conseguido voltar para a defesa. Coube então a Nasa cometer a falta. Os dois times mostravam que queriam jogo, ambos estavam dispostos a fazer de tudo para levar o título, desta forma somente um gênio poderia fazer a diferença. Aos 22 o Flamengo teve uma nova chance de fazer o 2º, novamente com o atacante Leandro Machado que até chegou a ficar cara a cara com o goleiro do Vasco, mas o bandeirinha marcou impedimento. Ao perceber que o time da Colina corria perigo Romário resolveu começar a fazer a diferença aos 25 minutos.

Gilberto roubou a bola do atacante Reinaldo, Pedrinho continuou a jogada e veio a sofrer mais uma falta dessa vez cometida por Fabão. O ataque continuou e a bola foi para escanteio. Na cobrança Paulo Miranda tentou cabecear dividiu com o goleiro Clemer, o arqueiro do Flamengo estava fora do gol e nos pés de quem a bola sobrou? Para ele, Romário. O camisa 11 não perdoou o ex-time. O baixinho chutou de primeira, um gol de rara habilidade a bola entrou exatamente no ângulo. Vamos combinar que o goleiro do Flamengo ajudou e muito nesse lance. O Vasco podia estar na frente, mas o jogo ainda não estava decidido.

Conforme o primeiro tempo foi chegando ao seu final as duas equipes foram caindo de produção. Não era para menos, o primeiro tempo havia sido muito intenso, muitas faltas, gols perdidos , 3 gols marcados e muita confusão. Aos 30 minutos o árbitro voltou a ter problemas e para tentar acalmar os ânimos dentro de campo o juiz teve que expulsar um de cada lado. Luis Alberto derrubou Viola perto da área e para piorar o zagueiro do Flamengo pisou no jogador do Vasco que ainda estava caído no chão. Obviamente o atacante do Vasco não gostou e deu um bico no zagueiro adversário, dessa forma os dois foram para o chuveiro mais cedo. O jogador do Vasco saiu reclamando e muito do juíz.

Aos 35 minutos Reinaldo atacante do Flamengo perdeu uma grande oportunidade de empatar a partida. Após perder a bola para o goleiro do Vasco ele dividiu a bola com o arqueiro Cruzmaltino que acabou sendo atingido pelo atacante.

Antes do primeiro tempo acabar o Vasco poderia ter ampliado o placar aos 40, Pedrinho lançou a bola para Romário e quando entrou na área foi derrubado pelo zagueiro Fabão, mas o juiz nada marcou.

Aos 45 por muito pouco o zagueiro do Vasco Odvan quase ajudou, o time do Flamengo a empatar a partida. O zagueiro Juan chutou de fora da área, a bola desviou no defensor do Vasco e por milímetros não entrou, o goleiro do time da Colina apenas observou para onde a bola iria.



Assim como o primeiro tempo a segunda etapa começou eletrizante. Aos 4 minutos por muito pouco o Flamengo não empatou. A bola foi cruzada pelo lado esquerdo e sobraria limpa para Reinaldo completar para o gol, mas nesse momento brilhou novamente a estrela do goleiro Helton que cada vez mais se firmava como titular absoluto.

O Vasco armou rapidamente um contra-ataque aos 5 minutos. Pedrinho tocou para Paulo Miranda que devolveu para o camisa 10. Romário acompanhava pelo meio. Após uma ótima troca de passes, Romário entrou na área, chegou à linha de fundo, girou e foi derrubado por Fabão. O pênalti nem havia sido cobrado, mas o baixinho estava em uma fase espetacular. Naquela época, pênalti para ele era certeza de gol e por esse motivo começava a ecoar pela torcida do Vasco somente um grito: É campeão! Na cobrança da penalidade máxima, Clemer nem viu a bola, goleiro para um lado, bola para o outro. Era o 3º gol do Vasco. Aos 7 minutos Rodrigo Mendes assustou em uma cobrança de falta de longe, mas como de costume a torcida do time da Gávea não viu o lance, pois estava brigando entre si mesma.

O Vasco jogava bem e parecia não estar acomodado com o resultado, queria porque queria aplicar uma goleada histórica. Um dos que parecia mais a fim de jogo era o meia Pedrinho, que tentava de todas as formas provar para todos que poderia voltar a jogar o futebol apresentado antes da grave contusão que o afastou dos campos por quase dois anos.

Aos 10 minutos Clemer falhou de novo e Romário teve a chance de fazer o seu terceiro gol. Bastava completar para o gol vazio após um lançamento primoroso de rara habilidade do meia Pedrinho.

Mas, 2 minutos depois Pedrinho fez outro lançamento primoroso e dessa vez mesmo marcado de perto o baixinho não perdoou. Era o 4º gol do Vasco. Ele ficou de frente para o gol teve tempo de pensar, ajeitar para o gol e sair para comemorar. O título era certo mas ainda faltava a melhor parte do jogo. O momento sublime em que o camisa 10 se vinga da torcida adversária que havia hostilizado ele um ano antes desse jogo.

Mesmo fazendo 3 gols não era Romário que estava desequilibrando o jogo, mas sim uma certa dupla que havia crescido junto dentro do Vasco. Seus nomes: Felipe e Pedrinho.

O Vasco dominava amplamente o segundo tempo, enquanto isso o adversário estava completamente perdido. O time do Flamengo não conseguia assimilar que Romário em 10 minutos havia feito 2 gols, o que praticamente decretava o título do time que defende a Cruz de Malta.

Aos 20, o volante Amaral perdeu a oportunidade de dar um excelente passe para Pedrinho e deixá-lo na cara do gol. Ele decidiu chutar de longe e obviamente acabou isolando a bola.

Aos 22, Pedrinho deu um drible sensacional em Rodrigo Mendes. Os jogadores do Flamengo iniciaram uma reclamação mas de nada adiantou. Pedrinho correu, chutou e gol. Após o gol ele decidiu extravasar na comemoração. Resolveu comemorar em frente à torcida adversária e obviamente os torcedores do time da Gávea tentaram atingir o meia do Vasco com uma quantidade enorme de objetos que foram jogados em cima do camisa 10 da Colina.

Pouco depois todos já sabem o que aconteceu. Pedrinho tinha guardado mais uma graça para o final do jogo. Ao ver que ia ser substituído, ele simplesmente começou a fazer embaixadinha no meio do campo. O tempo fechou, o meia do Vasco provocou e os jogadores do Flamengo se sentiram menosprezados e queriam confusão. Tudo bem, mas essa embaixada fez o camisa 10 do Vasco virar ídolo da nação Cruzmaltina e por essas e outras que a torcida do time da Colina nunca irá se esquecer dele. A briga passou para as arquibancadas. Após a brigalhada o técnico do Vasco, Abel Braga chegou a ir pedir desculpas para o técnico do Flamengo dizendo que a atitude de Pedrinho tinha sido irresponsável. Muitas pessoas invadiram o campo nesse momento e no final das contas tivemos mais duas expulsões: Beto e Odvan.

O zagueiro do Vasco saiu injuriado do campo sem saber o motivo de sua expulsão. Na época disse: “Eu sai do bolo da confusão, estava conversando com o Helton. Ele me deu o cartão apenas porque eu falei para o Mauro Galvão tirar a turma daí que senão vai complicar”.

O jogo havia praticamente acabado, mas depois da provocação do meia do Vasco ocorrem lances importantes. Aos 39 mais confusão, Fabio Baiano deu um pontapé em Alex Oliveira que já estava caído no chão. O atacante do Vasco revidou e os dois também foram expulsos.

Após mais essa expulsão nenhum dos times queria jogo, o Vasco apenas tocava a bola esperando ansiosamente pelo final do jogo. Mas por muito pouco aos 45 do 2ª tempo o Maracanã não viu um gol antológico, do meio da rua, por cobertura dele, Amaral. Aquela bola era para ter entrado, só não entrou por capricho.

O Vasco pode até vencer, pois em um clássico como esse tudo pode acontecer e nem sempre o melhor vence. Só espero e rezo por duas coisas:

1º Por favor, sem tanta confusão dentro de campo. Sem expulsões e brigas mesmo que isso seja o símbolo de um Vasco e Flamengo.

2º Espero que os verdadeiros torcedores, os que vão ao Engenhão para torcer se respeitem. . Vamos torcer em paz!


Ficha técnica do jogo

Flamengo 1 X 5 Vasco

Data: 23/04/2000 (Domingo de Pascoa) as 17 horas

Competição: Campeonato Estadual ( 1º Turno- Taça Guanabara- Final)

Estádio: Maracanã

Arbitro: Ubiraci Damásio(RJ) auxiliado por Luiz Antonio Leitão (RJ) e José Santiago( RJ)

Publico : 52.750 pagantes

FLAMENGO: Clemer, Fábio Baiano, Fabão, Juan e Luiz Alberto; Leandro Ávila, Beto, Petkovic e Rodrigo Mendes; Leandro Machado (Lúcio 15' do 2º) e Reinaldo (Tuta 15' do 2º tempo – técnico Paulo Cesar Carpegiane


VASCO: Hélton, Paulo Miranda, Odvan, Mauro Galvão e Gilberto; Amaral, Nasa, Felipe e Pedrinho (Júnior Baiano 29' do 2º); Viola e Romário (Alex Oliveira 16’ do 2ª tempo- técnico Abel Braga


Gols: Leandro Machado (passe de Petkovic) 6' do 1º - Flamengo 1 a 0.
Felipe (rebote da trave após chute de Viola) 14' do 1º - 1 a 1.
Romário (passe de Paulo Miranda) 25' do 1º - Vasco 2 a 1.
Romário (pênalti de Juan em Romário) 5' do 2º - Vasco 3 a 1.
Romário (passe de Pedrinho) 11' do 2º - Vasco 4 a 1.
Pedrinho (pênalti de Rodrigo Mendes em Pedrinho) 23' do 2º - Vasco 5 a 1.

Cartões Amarelos: Juan, Leandro Ávila, Petkovic, Beto e Leandro Machado (Flamengo); Paulo Miranda, Amaral e Nasa (Vasco)

Cartões Vermelhos: Luiz Alberto 30' do 1º, Beto 26' do 2º e Fábio Baiano 39' do 2º (Flamengo); Viola 30' do 1º, Odvan 26' do 2º e Alex Oliveira 39'
do 2º tempo (Vasco)

O Vasco pode até vencer pois em um clássico como esse tudo pode acontecer e nem sempre o melhor vence. Só espero e rezo por duas coisas:

1º por favor sem tanta confusão dentro de campo. Sem expulsões e brigas mesmo que isso seja o símbolo de um Vasco e Flamengo.

2º Espero que os verdadeiros torcedores, os que vão ao Engenhão para torcer se respeitem. . Vamos torcer em paz

Até o próximo domingo,

Elisa de Vicq de Souza Dantas.

2 comentários:

  1. O Pedrinho é vascaino mesmo foi lá na urubutéia
    zuar eles e ainsa fez embaixadinha kkkk

    ResponderExcluir
  2. O Pedrinho é vascaino mesmo foi lá na urubutéia
    zuar eles e ainsa fez embaixadinha kkkk

    ResponderExcluir