23 setembro 2011

Resultado Frustrante, mas Justo!

http://farm7.static.flickr.com/6158/6173910232_7ce89518ec.jpg

Por: Carlos Gregório Junior (twitter: @CarlosGregJr)


O Vasco empatou ontem com o Atlético Goianiense em São Januário, mas se manteve na liderança do Campeonato Brasileiro. Comandado por Diego Souza, quem mais uma vez deixou sua marca, o 'Trem-Bala' não foi perfeito, mas lutou até o fim pela vitória. Se tem uma coisa que não pode ser dita em relação ao resultado é que os jogadores cruzmaltinos não se dedicaram.

Apesar da dedicação, o time não conseguiu superar as ausências de Fagner e Eder Luis, que abandonaram a partida no início da segunda etapa. Por falar no camisa 7, é ele hoje um dos principais jogadores do Vasco. Dificilmente o cruzmaltino sai derrotado quando o veloz atacante joga bem. Ontem, apesar de estar muito marcado, Eder conseguiu fazer boas jogadas ao lado de Fagner, seu fiel e talentoso parceiro.

Até mesmo por isso não concordo quando muitos afirmam que a culpa pelo resultado foi da defesa. É lógico que Dedé fez falta, pois se trata do melhor zagueiro do Brasil, mas Renato Silva e Victor Ramos não comprometeram. O mesmo não se pode dizer de Julinho, que substituiu o guerreiro Jumar e nada fez. Marcio Careca, que substituiu o ex-jogador do Avaí no segundo tempo, também não comprometeu, mas esteve longe de fazer uma grande partida.

No meio, Romulo foi seguro como sempre e ao lado de Juninho Pernambucano conseguiu segurar as investidas do rápido ataque goiano. Eduardo Costa, o outro volante, também não comprometeu, mas mostrou que atua melhor quando joga pelo lado direito. Ontem, o camisa 28 jogou pelo esquerdo, que não é o seu, e cometeu alguns erros de posicionamento bobos. Acredito que Eduardo Costa se dê melhor atuando ao lado de Felipe, que geralmente cai pelo lado esquerdo. Quando Juninho atua, a melhor opção no momento é o volante Fellipe Bastos, que já fez boas partidas atuando como volante esquerdo. Isso se o tal revezamento entre Felipe e Juninho continuar. Caso ele acabe, entraríamos em campo com o meio-campo que considero ideal: Romulo, Juninho Pernambucano, Felipe e Diego Souza.

Por falar no nosso camisa 10, ontem ele mostrou que está em ótima fase. Ao contrário de outras épocas, Diego conseguiu fazer duas ótimas partidas de maneira seguida. Acho que a convocação para a Seleção Brasileira fez bem, pois o fez perceber que a ida a Copa de 2014 só depende dele. Falo isso não só porque sou vascaíno, mas sim porque sou admirador do futebol do Diego. Antes mesmo dele defender nossa equipe, acompanhava suas belas jogadas no Grêmio e no Palmeiras. O critiquei muito em alguns jogos nessa atual temporada, mas após ter ido para o banco em algumas partidas, ele acordou e se tornou um dos principais nomes do Vasco no Brasileirão.

Quem também vem bem, apesar de ter perdido alguns gols ontem, é o centroavante Elton, que tem se mostrando mais útil do que Alecsandro, apelidado carinhosamente pelos vascaínos de 'Alecone'. Apesar disso sou consciente e sei que precisaremos de um nove de qualidade para a Libertadores do ano que vem. Sonho com a contratação de Ricardo Oliveira, mas não acharia ruim uma possível vinda do Diego Tardelli. Quem considero um péssimo reforço é Grafite, que já está com idade avançada e não dará nenhum retorno financeiro ao clube no futuro.

Enquanto o GRANDE nome não chega, defendo a utilização de mais atletas da base. Não é possível, isso na minha visão, que o garoto Jonathan, que já provou sua qualidade em 2010, tenha menos oportunidades de jogar do que Leandro, que para mim é um ex-jogador em atividade. Sou chato e até certo ponto ranzinza, mas não vejo motivos para que o Leandro continue no Vasco. Dizem que ele é querido pelo grupo, mas na minha visão isso não pode determinar quem deve ou não entrar em campo. Além do Jonathan, que ainda não atuou em 2011, gostaria de ver o apoiador Marlone, o Chaparro e o William Barbio, que fazia uma boa parceria com Cortêz, hoje no Botafogo, no Nova Iguaçu.

http://farm7.static.flickr.com/6178/6173382781_0646878289.jpg

Com ou sem novidades, o fato é que domingo entraremos novamente em campo para encarar o desfigurado Cruzeiro. Para essa partida não poderemos contar com Eder Luis, Bernardo e talvez Fagner, mas contaremos com o retorno do 'Maestro' Felipe. Dos desfalques, o que mais preocupa é Eder Luis, pois em seu lugar jogará nada mais, nada menos que o ex-jogador em atividade, o atual camisa 19 Leandro. Espero que durante esses três dias que antecedem a partida, a comissão técnico pense, reflita e veja que o melhor jogador para substituir o Eder Luis durante e em algumas partidas é o jovem Jonathan e não o experiente Leandro.

Por fim, gostaria de desejar um bom dia para você, que é o atual Campeão da Copa da Brasil, vai muito bem na Sul-Americana, lidera o Brasileiro, já está garantido na Libertadores e não está parado na esquina!

Bom dia, Vascaíno!

Até a próxima

3 comentários:

  1. O Vasco não jogou bem ontem, isso é fato! Por mais uma vez o Vasco deixa de aproveitar as boas oportunidades que teve no campeonato e perde uma excelente chance de disparar na pontuação em relação aos demais.

    Discordo de você em alguns pontos caro amigo Greg. A defesa do Vasco comprometeu ontem sim, e muito!
    A começar por erros grotescos na comunicação, deixando muitas vezes o Atletico-Go com boas chances de ampliar o marcador. O próprio gol que o Atlético-GO marcou saiu justamente por falta de comunicação e por erro de posicionamento. Deixaram o atacante subir sozinho e mandar pra dentro do gol. Fernando Prass nada pode fazer.

    Julinho não jogou bem, lento, sonolento, por diversas vezes segurava a bola. Hoje o melhor jogador que temos para a lateral esquerda é o Jumar (que não é lateral).

    Juninho mostrou que a sua viagem a França não fez bem. Totalmente sem ritmo de jogo, errava praticamente tudo que tentava, e o coitado ainda era o encarregado pelas principais criações.

    Elton até mostra disposição, mas ele possui um fator que irrita muito: CAI-CAI. Impressionante como ele ainda não percebeu que essa tática nao funciona mais. Qualquer jogador que o toca ele se atira no chão. Acho que ele só perde nesse quesito para Neymar e Fred.

    Fora a esses fatores tivemos também a péssima atuação do árbitro, que deixou literamente a porrada comer no jogo. O time do Atletico-GO tanto fez que conseguiu. Acabou com o setor direito da equipe. Conclusão: Eder e Fagner machucados.

    Além disso o árbitro ainda permitiu que o time visitante fizesse "cera" a vontade. E pra piorar o imbecil só deu 2 minutos de acréscimos no final do jogo.

    Assim complica..
    O Vasco ficou 3 rodadas com a mão na liderança e deixava escapar.
    Agora, com a liderança em mãos, parece estar querendo perde-la na 1a oportunidade.

    O Cruzeiro não vai bem no campeonato, mas é sempre complicado vence-los, principalmente em MG. Pra piorar Eder e Bernardo não jogam. Felipe volta, mas não podemos cobrar muito dele em virtude de estar voltando de lesão.

    Vamos torcer pra que possamos voltar com os 03 pontos, ou rezar para que os adversários diretos tenham placares finais que não alterem a classificação no próximo fds.

    E que a equipe pare de perder oportunidades que aparecem.

    Um abs.

    ResponderExcluir
  2. Vítor Ramos comprometeu sim amigo, no lance do gol ele vacila na marcação, ao contrário do Renato Silva que tava colado no outro atacante...

    Quando a bola foi cruzada, o atacante não precisou nem se antecipar pra fazer o gol, cabeceou totalmente livre de marcação. Julinho também teve culpa porque vinha cruzamento na área a toda hora.

    ResponderExcluir
  3. Olá,sou palmeirense, vi num programa esportivo q o presidente do Vasco quer fazer um jogo de despedida para o Edmundo. Descobri no Face q tem uma campanha p/ q esse jogo de despedida seja contra o Palmeiras.Estou divulgando essa campanha no meu blog. Vc poderia ajudar a divulgar? Acho q esse jogo de despedida deveria ser Vasco x Palmeiras, assim ele pode fazer sua despedida nos dois clubes que ele adora.
    http://defesaqueninguempassa.blogspot.com/2011/09/campanha-jogo-de-despedida-do-edmundo.html

    Obrigada!
    Parabéns pelo blog, mto bom!
    Abraços alvi-verdes

    ResponderExcluir