02 fevereiro 2010

O Descaso com a Base Vascaína


Ao lado de Coutinho e Willen, João Marcos Brilhou no título da Copa do Brasil Juvenil em 2008

A recente saída do jogador dos juniores João Marcos para o Botafogo é o retrato da falta de interesse demonstrada pela gestão atual para com atletas que passaram uma vida inteira no clube. Como todos sabem sou um grande admirador da gestão atual, mas tenho que confessar que nesse aspecto ela está sendo totalmente infeliz.

João Marcos, que nos concedeu entrevista no ano passado, era um atleta que estava no clube há 14 anos. Para ele o Vasco era como se fosse sua segunda casa e era mesmo, pois ele fez parte da 5ª turma de Ensino Médio formada no Colégio Vasco da Gama. Se não bastasse tudo isso, João era um jogador de muito talento. Infelizmente ele foi expulso, injustamente diga-se de passagem, na estreia da Copinha e não teve a chance de demonstrar todo o seu potencial, mas tinha tudo para brilhar com a camisa vascaína.

Se João Marcos fosse o primeira vítima até dava para entender, mas ele não é. Miguel (meia canhoto de muita habilidade e que atualmente encontra-se emprestado ao Friburguense), Marcelo ( zagueiro promissor que atualmente está atuando no São Carlos-SP), João Paulo ( outro bom zagueiro que atualmente tem seus direitos federativos pertecentes a Tombense), Carlinhos ( lateral-esquerdo rápido e habilidoso), Bruno Gallo (meia de muito talento e que atualmente está emprestado ao Leixões-POR), Carlos Antônio (atacante de muita força e de ótimo poder de finalização) e Éder (ponta de lança de muita habilidade) são apenas alguns dos atletas da base vascaína que perderam espaço no time profissional para jogadores como Enrico, Eduardo Luís, Jorge Luís, Leonardo, Faioli, Edgar....

http://www.leixoessc.pt/images/jogadores/0910/brunogallo.jpg
Gallo atualmente é titular da equipe do Leixões-POR

Sei que nem todos esses atletas dariam certo no time de cima, mas não custava dá uma chance a esses garotos. Todos esses que citei acima, além possuirem talento, são(eram) identificados com o clube, são gratos ao clube e sonham (sonhavam) em um dia entrar em São Januário para disputar uma partida com a camisa do Vascão. Será que isso é impossível?!

Dentro de tudo que foi levantado acima, vale a pergunta: Até quando a diretoria vai menosprezar esses garotos que estão atualmente na base do clube? Quando eles irão perceber que o futuro do Vasco são esses garotos?

Tomara que não seja tarde demais....

Abraços e Saudações Vascaínas

Carlos Junior

7 comentários:

  1. Infelizmente não será o Primeiro nem o último caso.

    Mas acredito que esta situação deva melhorar.

    Até quando a diretoria vai menosprezar esses garotos que estão atualmente na base do clube? Quando eles irão perceber que o futuro do Vasco são esses garotos?

    Achei um tanto quanto tendenciosas estas perguntas, a nossa base está sendo reformulada e teremos melhores resultados e melhores jogadores!

    ResponderExcluir
  2. Compreendo que estamos passando por um momento de transição e até entendo que alguns atletas devem e serão dispensados, mas o que me preocupa é o fato de não aproveitarmos da melhor maneira nossos jogadores. O Gallo por exemplo é um jogador que taticamente faz a mesma função do Leo Gago e do Rafael Carioca no time principal (marcam e apoiam pelo lado esquerdo). Esse ano até que estamos bem servidos na posição, mas no ano passado não tínhamos ninguém, ou melhor tínhamos, o Enrico que vc sabe não era essas coisas todas.

    Abraços e Obrigado pelo Comentário!

    ResponderExcluir
  3. Que não dá para aproveitar todos os jogadores da base é certo, mas sou contra descartar de vez um talento nascido dentro do clube. Merecem uma chance. se não for agora que seja na hora certa. Quando o time principal esteja carente de alguem na posição. E nesse tempo, passar por outros times pode até ser bom pra molecada, mas sem perder o foco em voltar pro Vasco. O clube tem que ficar atento a isso.

    Saudações /+/

    ResponderExcluir
  4. Pois é Carlos, eu achava que as coisas tivessem melhorado com a chegada do Rodrigo Caetano ai no Vasco nessa questao ai das categorias de base, lamentavel mesmo, acho que é de sabedoria geral que a saude das finanças dos clubes passa por uma boa gestão nas categorias de base, abraço.

    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir
  5. concordo que um certo descaso, mas se observarmos alguns exemplos veremos que nós que gostamos do jogadores feitos na base temos a tendencia de super protegelos. veja bem.
    o biro e o renato tidos como promissores foram pro olaria e são reservas.o muniz reserva no bangu. o mateus destaque em todas as categorias , criado no vasco grande promessa, percebemos que é fraco quando chegou ao profissional. o joão marcos era reserva perdeu espaço pra jogadores que vieram depois dele. o vitor gava reserva, o muralha reserva, será que vale a pena ficar com eles? daqui a alguns anos saberemos.

    ResponderExcluir
  6. O João Marcos tinha uma grande fama de se achar melhor do que é, segundo pessoas que trabalharam na base do Vasco.
    O Carlinhos perdeu espaço para o Ari, que também está há anos no clube. Eu acho o Bruno Gallo mediano, mas essas avaliações são altamente subjetivas.

    Vale lembrar que nem sempre um jogador que dá errado em um lugar é necessariamente horrível. O Edgar tem 10 gols em 14 jogos pelo Nacional no atual campeonato português. Isso quer dizer que ele é craque? Não, mas podia ter jogado mais no Vasco do que jogou ano passado.

    Montagem de elenco tem muito de decisão do treinador também. O SPFC ganha todos os títulos de categorias de base mas raramente coloca os garotos para jogar, tanto que está havendo uma debandada dos meninos de Cotia.

    ResponderExcluir