21 agosto 2010

Documentário Vasco da Gama

PARTE 2
São Januário, meu caldeirão!

Fundado no dia 21 de abril de 1927, o estádio São Januário pertence ao Club de Regatas Vasco da Gama e foi construído pelos próprios vascaínos, que fizeram uma campanha para conseguir dinheiro para comprar o terreno e poderem construir o estádio, que ficou pronto em 11 meses.
O local escolhido seria São Cristóvão e foi ali, em 6 de junho de 1926, que a pedra fundamental do novo estádio foi lançada com a presença do prefeito da cidade e dos vascaínos que viam ali o sonho se concretizando. O estádio foi construído com um tipo de pedras especiais e uma parte, com cimento belga, mas como o presidente cancelou a importação desse tipo de cimento, os torcedores fizeram no improviso, uma mistura de cimento, pedra brita e areia, que por sinal, deu certo e é usado até hoje nas construções. Em março de 1928 foram inaugurados os refletores e a arquibancada atrás de um dos gols, com uma partida entre Vasco x Wanderers, na qual o Vasco venceu de 1x0, com um belíssimo gol olímpico, aliás, o primeiro gol olímpico feito em campo brasileiro, marcado pelo ponta-esquerda Santana. Além desse ter sido o primeiro jogo do Vasco contra uma equipe internacional, esse foi o primeiro jogo noturno realizado em um estádio do Brasil.
São Januário é a principal sede do clube cruzmaltino e, além do estádio, tem também parque aquático, ginásio e setor administrativo. O estádio também foi palco para o presidente vascaíno Getúlio Vargas fazer seus discursos, foi palco do Primeiro Congresso Nacional de Educação e em 1940 era a vez de Villa-Lobos e seu canto orfeônico levar 40.000 estudantes das escolas do Rio de Janeiro. Na área política, além dos discursos do presidente vascaíno, São Januário era o local onde muitos comícios eram feitos, inclusive o comício em que Luiz Carlos Prestes, recém-saído da prisão, discursou para mais de 100.000 pessoas. Já foi usado também pelo exército durante a Segunda Guerra Mundial. A fachada é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O nosso caldeirão, já foi um dos maiores do Rio de Janeiro, do Brasil e até da América do Sul. Sua capacidade hoje é de 25.000 pessoas, mas sua capacidade já foi de 48.604 lugares e em fevereiro de 1978, bateu o recorde de público e recebeu 40.209 torcedores.
A primeira partida disputada no estádio, foi entre Vasco x Santos, time que na época, era a potência paulistana. Infelizmente, o Vascão acabou perdendo de 5x3 para os paulistas. O primeiro gol em São Januário foi marcado nessa partida pelo jogador Evangelista, aos 20 minutos do 1º tempo e o primeiro gol cruzmaltino foi marcado por Negrito aos 23 minutos do 1º tempo. Em 15 de janeiro de 1939, São Januário se tornou o campo oficial da seleção brasileira, e recebeu um jogo importante: o da Seleção Brasileira, pela Copa Rocca, em que o Brasil perdeu para a Argentina por 5x1. No caldeirão, também foram jogados as finais da Libertadores de 1998 e da Copa do Brasil de 2005, além de ter sido palco da Copa do Mundo de 1950. Todos os jogos em que o mando de campo é do Vasco são realizados em São Januário, com excessão de jogos importantes e os clássicos com os outros 3 grandes do Rio de Janeiro, que são realizados no Maracanã, devivo a importância e dimensão que jogos como esses tem.
No final de década de 90, São Januário é transformado de uma maneira só antes vista na década de 50. São adquiridos vários imóveis da Rua São Januário que proporcionaram ao clube fechar todo o quarteirão do estádio e ter pela primeira vez uma entrada na rua que batiza seu campo. Essa transformação que o estádio recebeu, o tornou mais belo do que nunca.
São Januário também é importante e inesquecível na carreira de alguns jogadores, como o ídolo Romário, que fez seu milésimo gol em campo vascaíno. Recentemente, em 2008, o estádio ganhou o prêmio de “Maravilha da Zona Oeste” e já foi considerado pela Travel Channel um dos melhores estádios para se assistir uma partida de futebol.

Por hoje é isso, parte 3 eu posto amanhã!

Beijos, SV
Laís Eger

Nenhum comentário:

Postar um comentário