07 fevereiro 2011

Entrevista com Jayme Lisboa, possível candidato à presidência do nosso Vascão


Nação Vascaína,

Embora hoje fosse um dia bom para falar sobre a primeira vitória do nosso Vascão, decidi reproduzir esta entrevista realizada pelo Carlos Gregório Junior , com o Sr. Jayme Lisboa, possível candidato a presidência do nosso amado Vascão.

Achei conveniente reproduzir esta entrevista em virtude da proximidade das eleições. Ninguém aqui está pensando na volta do Sr. Eurico Miranda, e muitos não olham com bons olhos uma possível reeleição do Dinamite.

Antes que vocês façam a leitura desta entrevista, quero deixar claro que não estou aqui solicitando / fazendo campanha para ninguém. Todos tem o pleno direito de discordar dos pensamentos do Sr. Jayme, mas peço que, caso o façam, que seja com respeito. Ultimamente alguns post's no blog tem sido bastante agressivos, inclusive com os colunistas, que tem o maior carinho de sentar em frente ao computador e pensar em uma coluna que vá de acordo com o pensamento da maioria dos Vascaínos.

A candidatura do Sr. Jayme não está confirmada, mas tudo indica que ele possa vir como candidato nestas eleições.

Confesso que não conheço muito a história do Sr. Jayme, mas pesquisei um pouco sobre ele, e tive ótimas referências.

Estou postando esta coluna especialmente em virtude dela ser uma 3a via, sem estar comprometida com a gestão E.Miranda ( que vem publicamente dizendo apoiar o Sr. F.Horta, bem como este também não negue que venha a ser apoiado), nem com a gestão do R.Dinamite (que vem sendo bastante criticada), ou com o Sr. Coelho (que também não possui o agrado de muitos vascaínos).

Sendo assim, deixei acertado com o colunista Marcio Cesar que ele falaria sobre o jogo, enquanto eu colocaria esta entrevista aqui no blog.

Achei bastante interessante o ponto de vista dele...

__________________________________________________________________

1- Qual o motivo da possível candidatura?

R.: O motivo é simples quero colocar o nosso Vasco no lugar que ele merece estar e onde meus antepassados deixaram, e mais, que seja um Vasco respeitado, competente, claro e não sendo um mero participante e sim um ganhador.

2- De forma breve e simples, como você avalia a atual situação do Vasco?

R.: Muito delicada, eu falei há três semanas quando participei do programa Só dá Vasco convidado pelo meus amigos e grandes vascaínos Márcio Santos e José Fernando que o nosso Vasco ia participar em 2011 da mesma forma que 2010, a manutenção do mesmo técnico, a lentidão do Felipe, a individualidade do Carlos Alberto que eram as esperanças para 2011 não me convenciam e foi o que aconteceu três derrotas (Nota do SUPERVASCO: A entrevisa foi feita após o jogo Boavista 3x1 Vasco) e uma crise que podia ser evitada se tivesse sido feito as mudanças no momento certo.

3- Como você avalia (de forma detalhada) a atual gestão Roberto Dinamite e a anterior, do Sr. Eurico Miranda?

R.: A Administração do ex-Presidente Eurico Miranda deixou o nosso Vasco com uma divida monstruosa, com patrocínios aquém da altura do nosso Vasco e ele dizia que só fazia contrato de patrocínio se fosse da altura do nosso Vasco, mas não foi o que aconteceu, centenas de processos e na verdade uma administração domestica, haja visto os empréstimos do José Luiz Moreira e do Romário, etc. A atual Administração apesar de pegar o nosso Vasco com muitos problemas, e na verdade eles sabiam porque toda a nação vascaína sabia, não soube ou não tinham uma plano emergencial para o primeiro momento e foi o que se viu, e aconteceram inúmeros erros de gestão e melhorou um pouco, mas precisa melhorar muito mais e não é pouco na parte administrativa, fazer as coisas acontecerem e colocar o nosso Vasco no lugar que ele nunca devia ter saído.

4- A torcida Vascaína tem cobrado da atual diretoria um reforço de peso. Pelo que você tem de conhecimento, o clube hoje tem condições de repatriar um jogador dessa categoria

R.:Lógico que não é fácil, mas o nosso Vasco tem que voltar a ganhar títulos e com isso tudo fica mais fácil, haja visto o que ocorre com os clubes co-irmãos. A marca Vasco da Gama era muito forte, mas perdeu sua força no futebol brasileiro por conta da incompetência de Gestões anteriores, e da falta de títulos, mas tem tudo para reconquistar o espaço perdido com uma boa Administração e com títulos.

5-Algum reforço em vista para o Vasco?

R.: No momento acho que quem prometer reforços para o Vasco visando as próximas Eleições, irá estar cometendo uma espécie de estelionato eleitoral, e acho que chega de promessas e o Vascaíno não pode se deixar enganar. Se eu realmente assumir o nosso Vasco, temos que colocar os pés no chão, saber de forma rápida da realidade do nosso Clube (Receitas, Despesas e Dívidas) tocar o nosso Vasco da melhor maneira possível e procurar investir o máximo possível em uma equipe forte e competitiva, que seja muito bem treinada e possa fazer o Vasco voltar a ganhar títulos e fazer a nossa imensa torcida bem feliz, que é carro chefe de um clube de massa como o nosso Vasco e que vai nos faz crescer em muito nosssas receitas e os quase 20 Milhões de apaixonados.

6- Quais as maiores propostas do Jayme para o Vasco? O que você fará para melhorar a estrutura do clube? Para aumentar a visibilidade do Vasco na mídia? Para recolocar o clube no caminho dos títulos? Enfim, como o Jayme agirá caso vença as eleições?

R.: Primeiramente o nosso Plano de administração do Vasco terá como objetivos, metas e prazos serão divulgados no mesmo momento em que anunciar de forma oficial a minha candidatura. Mas posso antecipar, que se ganhasse a eleição, a nossa primeira medida seria uma auditoria (e daríamos publicidade para que todos os vascaínos pudessem saber a realidade do nosso clube) para saber efetivamente como se encontra a vida administrativa e financeira do nosso Vasco, um plano emergencial para fazer uma administração reta, ágil, evidente, clara e respeitada. Um trabalho de marketing sério com um grande profissional atuando efetivamente nos negócios e à frente das ações para captação de recursos para o desenvolvimento do nosso Vasco numa investida para grandes contratações, o que eu e os Vascaínos sonhamos. Uma atuação firme de proteção e engradecimento do nosso Vasco junto a mídia de um modo geral. E como eu conheci o nosso Vasco, sobretudo com uma Administração eficiente, firme, com os pés no chão e sendo ao mesmo tempo ousado, e mostrando aos Vascaínos da melhor maneira possível o que a Administração faz e quer fazer para não ficar duvidas, e gerar insinuações a respeito de nenhum dos Dirigentes.

7- Como você avalia os outros candidatos: Dinamite, Horta, Cruzada Vascaína e Coelho. Existe alguma possibilidade do Senhor se unir a algum deles?

R.: A política de um Clube como o Vasco tende a ser dinâmica, mas a principio não vejo motivo para me unir a algum candidato, o Roberto é candidato a reeleição um direito que lhe cabe, o Horta candidato do ex-Presidente Eurico Miranda (e ambos já perderam uma eleição, além de que são co-responsáveis pelos os erros administrativo-financeiro-esportivo que o Vasco enfrenta na atualidade) são mínimas as chances de o mesmo se eleger Presidente do nosso Vasco. Já a Cruzada Vascaína é um grupo jovem que inclsuive participei, mas saí em uma iniciativa própria minha, por divergências de conflitos dos pensamentos de parte da liderança do Grupo, com meus pensamentos e além disso não tem candidato ainda. O José Henrique Coelho está numa posição muito delicada porque já teve um desgaste muito grande com o grupo político do ex-Presidente Eurico Miranda quando era Presidente do MUV e também com a atual Administração de onde ele fazia parte e teve uma fraca atuação, e saiu alegando vários motivos quando deixou a Administração apenas 8 meses depois de ter tomado posse, sem ter tido uma única ação de demonstração de competência e de auxílio para o nosso Vasco. Aproveitando esse momento, tem algumas pessoas no meio político do nosso Vasco que dizem (ou dirão) que eu nunca fiz parte de nenhuma Administração somente do Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal, mas volto a repetir, tenho tradição de Vasco e venho de uma família competente e vencedora do nosso Vasco e isso conta muito no que diz respeito a usar experiências já vencedoras e de acertos, para evitar que equívocos sejam cometidos, fora que tenho bem a noção do que representa (em termos de desgaste e renúncias de vida pessoal) ser Presidente do Vasco. E os outros candidatos qual cargos Administrativos já ocuparam? Quais foram os resultados dessas atuações a favor do Vasco? Qual tradição tem de Vasco ? O que de forma concreta já fizeram de útil pelo nosso Clube? Quem são seus aliados? É isso que o Vascaíno tem pensar bem (e muito) antes de se decidir, nas Eleições!

8- A filosofia do Jayme é mais parecida com a atual gestão do Dinamite ou com a antiga gestão, do Sr. Eurico Miranda?

R.:Nenhuma das duas. Uma foi incompetente e domestica, que é foi a do ex-Presidente Eurico Miranda e a do atual Presidente Roberto deixa a desejar por falta de vontade política e de um maior comprometimento de alguns dos seus Dirigentes e perder o pleno comando em algumas ações (ou lentidões).

9- Como você avalia hoje o atual elenco do Vasco e as categorias de base?

R.: Vejo o elenco do nosso Vasco, embora um dos melhores dos últimos 10 anos até mesmo com a grave crise financeira que o clube se encontra como mediano e infelizmente parece que vai participar dos Campeonatos, mas não vejo qualidade ainda para ser Campeão e espero estar enganado..

Já nas categorias de base, se eu for candidato e se eleito Presidente do nosso Vasco vai ser o PRINCIPAL investimento da minha administração, primeiro o nosso Vasco precisa URGENTE de um CT e aí fazer um trabalho SERIO de base é sem sombra de duvida a maneira mais barata de fazer futuros ídolos para o nosso Vasco e os Vascaínos devem saber que os clubes que hoje tem um CT são os que revelam os melhores meninos no Brasil sem duvida.

10- Assim que ocorre uma mudança na gestão, muitos funcionários ficam preocupados com uma possível demissão. O que você falaria para essas pessoas?

R.:Temos que fazer um levantamento do quadro de funcionários e uma analise criteriosa de cada departamento do nosso Vasco para aí sim fazer uma mudança, remanejamento ou uma equação a respeito de todos os funcionários, mas nunca pensando em demissões , onde cada caso será analisado e avaliado de maneira individual da melhor maneira o para o nosso Vasco sem desamparar nenhum funcionário e suas respectivas famílias.

11- Por fim, deixe uma mensagem para a torcida vascaína.

R.: Se candidato for e se eleito for, toda a família de Vascaínos pode ter certeza que a Administração será reta, evidente, clara e pensando grande do tamanho do nosso Vasco e colocando o nosso Vasco ACIMA de TUDO e de TODOS e respeitando tudo e a todos para colocar o nosso Vasco no caminho de VITORIAS e GLORIAS, assim como meus antepassados colocaram o nosso GRANDIOSO CLUBE de REGATAS VASCO da GAMA.

Também podem ter a certeza de que não irei para o Vasco para me servir, uma vez que nem preciso já que sou totalmente realizado no campo financeiro, profissional e familiar, e também sob esse ponto de vista creio que ser A MELHOR OPÇÃO para o Vasco voltar onde jamais deveria ter saído, ou seja, como UM DOS MELHORES CLUBES DO BRASIL E DO MUNDO.

E não só no Futebol, mas com apoios externos no Remo (inclusive em 2009 doei ao Remo do nosso Vasco, um barco que tem o nome do meu saudoso pai) e em todos os demais Esportes Olímpicos (em especial, os Estatutários).

E esse é o meu principal COMPROMISSO com o Vascaíno, sanear e reorganizar o Clube e torná-lo de novo uma POTÊNCIA e um EXEMPLO A SER SEGUIDO não só no Rio de Janeiro, como também no Brasil para que possamos finalmente conquistar o MUNDO!

Quem é?

Prezados amigos Vascaínos, é com orgulho que posso dizer que tenho 5 gerações no nosso Vasco começando pelo meu saudoso Avô Eurico Rodrigues Lisboa que ajudou financeiramente na construção do belo Estádio de São Januário, em 1958 por sinal o ano de ouro do futebol Brasileiro pela primeira vez o Brasil Campeão do mundo com a zaga formada pelo capitão Bellini e Orlando e o chamado leão da copa Vavá que faziam parte do time do nosso Vasco Super-Super Campeão Carioca de futebol, foi Campeão da Taça Eficiência, Campeão da Líder , Campeão do Rio São Paulo e o nosso Vasco foi Campeão de Remo como diz a tradição VASCO CAMPEÃO de TERRA e MAR, um orgulho para todos vascaínos e para mim em especial, para meu saudoso tio e Presidente Eurico da Costa Lisboa e para meu saudoso pai Jayme Soares Alves, na ocasião Vice Presidente de Futebol, alem de ter ocupado outras Vice Presidências.

E ainda no que diz respeito às tradições familiares no nosso amado Vasco, ainda tem o meu saudoso Tio Edvaldo da Costa Lisboa que também ocupou várias Vice Presidências com grande sucesso, e na que mais atuou foi na Gestão do Presidente José da Silva Rocha (que também fazia parte da minha família) e essa tradição familiar que sempre primou pelo compromisso com o Clube, é um dos principais motivos pelos quais, eu nunca posso deixar de mencionar os meus antepassados e aí tiro como exemplo para o meu futuro dentro do nosso Vasco numa eventual candidatura a Presidência do do nosso Clube, um Vasco administrado com eficiência, claro, vencedor, sem promessas mirabolantes, coisas feitas sem duvidas ,atitudes corretas e duras que algumas vezes se faz necessário, o Vasco respeitado por todos em qualquer esfera e colocando o nosso Vasco sempre ACIMA de TUDO e de TODOS liderando os movimentos dos clubes cariocas e brasileiros, e principalmente sempre servindo ao nosso Vasco e não servindo- se do nosso Vasco para benefícios pessoais no presente ou trampolins futuros..

E sempre servindo ao nosso Vasco,e que todas as ações dos meus antepassados sempre foram com intuito de colaborar e se dar e sem jamais haver quaisquer suspeições sobre as atuações e mandatos dos mesmos, e é o caminho que pretendo seguir dentro do nosso Vasco, honrando sobretudo a História e Tradição da minha Família

Como sou um Democrata nato e respeitador das autoridades constituídas e jamais trabalharei para prejudicar Gestão alguma e nem em sonho torceria contra o Vasco para me beneficiar,e eu tive que me afastar da política do nosso Vasco por um único motivo, por ser contra o CONTINUÍSMO a qualquer preço.

Eu fui por 15 anos do Conselheiro Deliberativo (5 períodos) e fui eleito para o Conselho Fiscal no período de 1994/1997 como representante do Conselho Fiscal pela oposição e diga de passagens tive mais votos do que um dos membros da chapa da situação que foi uma vitoria em termos pessoais, mas em 1997 como disse me afastei, e abaixo exporei os motivos.

Bem, o nosso Vasco nesses últimos 40 anos (excluindo o Período do Roberto Dinamite) só teve 4 Presidentes, e se for fazer uma media foram 10 anos para cada um, foram 10 anos do Aghartino da Silva Gomes, 3 anos do Alberto Pires Ribeiro 18 anos de Antonio Soares Calçada e 8 anos Eurico Ângelo de Oliveira Miranda, e nesses 40 anos não apareceu uma nova liderança, sendo sempre os mesmos mandando na Administração do nosso Vasco.

Quando voltei em 2006 eram as mesmas pessoas e tive alguns encontros com o ex-Presidente Eurico Miranda e conversamos sobre vários assuntos sobre relativos ao passado e ao presente, e achei que ele era no primeiro momento a pessoa mais indicada para a reeleição em 2006 e ele me disse que conversando um dia com o meu amigo e grande vascaíno Luso Soares da Costa quando de uma visita que o Luso tinha feito a ele que entregaria o nosso Vasco a ele e ele não aceitou evidente que ele não lhe entregaria inclusive não poderia à luz do Estatuto, e então eu lhe perguntei ? Porque você não me entrega ? Ele respondeu, você se afastou um tempo do nosso Vasco e acho que você deveria participar com uma Vice Presidência e depois poderia se candidatar a Presidente inclusive você tem direito e é de uma família tradicional do nosso Vasco, e me ofereceu uma Vice Presidência, e eu perguntei: Qual ?

A que você se sentir mais confortável, e eu disse também vou pensar e depois conversamos, e dias depois eu lhe disse que era melhor aguardarmos o desenrolar das eleições, e ele me disse: 'Você acha que eu vou perder a eleição?', eu ponderamente disse: 'Vamos aguardar' e veio a anulação da eleição e eu estava na chapa Azul (Conselheiro nº 72), mas depois quando voltei a participar efetivamente da política do nosso Vasco e constatando diversos erros na Administração do ex-Presidente Eurico Miranda e não foram poucos em diversos setores e achei que o nosso Vasco tinha que mudar e mudou.

Ocorre que, dessa Gestão atual as promessas foram muitas na campanha, mas não mudou como poderia ter mudado e ficou a desejar e vários setores da Administração muitas promessas e pouca ação e nesses quase 3 anos faltou um líder, vontade política e fazer as coisa acontecerem e pensando no nosso Vasco, e eu acho que o nosso Vasco melhorou mas pode melhorar muito mais e tenho pensado na possibilidade de me candidatar a Presidência do nosso Vasco, e a pergunta que muitos fazem: 'Ele nunca participou de nenhuma Administração, como pode querer ser candidato?'

Aí vale lembrar que nenhum dos atuais postulantes a Presidência do nosso Vasco tem alguma historia dentro do Clube, ou tem? Algum deles, tem tradição de Vasco ? Quais os cargos administrativos que participaram no passado? E com que resultados?

O nosso Vasco vem de um regime ditatorial e quando vira um regime democrático parece que as pessoas ficam brincando de política e esquecem que fazer política dentro de um clube da grandeza do nosso Vasco não é brincadeira, e muitos brincam de fazer política e nem sabem o mínimo da historia do nosso Vasco e querem parecer muito importantes, quando na verdade não são e precisam amadurecer e aprender muito sobre o nosso Vasco, antes de pleitear alguma coisa, e que nesse momento mais parece vaidade pessoal da grande maioria deles.

Quer perguntar alguma coisa para o Jayme Lisboa Alves? Então mande um e-mail para solraccjr@hotmail.com

Entrevista realizada por Carlos Gregório Junior.

__________________________________________________

Abs e Saudações Vascaínas!

Flávio Frotté

Twitter: @flaviofrotte

e-mail: ffrotte@gmail.com

10 comentários:

  1. Gostei da entrevista. parece ser um candidato interessante. Ele vai vir mesmo como candidato???

    ResponderExcluir
  2. uma coisa é certa, DINAMITE NUNCA MAIS!!!

    ResponderExcluir
  3. entre todos os candidatos ele parece ser o mais preparado. gostei!

    ResponderExcluir
  4. ele falou uma coisa muito interessante e bastante coerente: O Vasco não possui plano de emergência. O clube precisa ter esse tipo de planejamento para buscar soluções rápidas em momentos críticos.

    ResponderExcluir
  5. Nunca ouvi falar nesse cara, como posso saber se ele é bom mesmo? Sei não, to com meu pé atras. No Vasco só aparece sanguessuga

    ResponderExcluir
  6. Seria uma boa se o Greg fizesse mais uma entrevista com ele, mais detalhada.. Seria possível?

    ResponderExcluir
  7. a livia tocou num ponto importante.
    dá pra ter mais alguma entrevista para conhecermos um pouco mais o candidato?

    ResponderExcluir
  8. Galera, entrei em contato com o Sr. Jayme para saber sobre a possibilidade de uma nova entrevista. Agora estou aguardando a resposta.
    Abs

    ResponderExcluir
  9. O vasco e o vasco tem tradição não pode continuar
    como esta!!!

    ResponderExcluir
  10. There's shocking news in the sports betting industry.

    It's been said that any bettor needs to see this,

    Watch this now or stop betting on sports...

    Sports Cash System - Robotic Sports Betting Software.

    ResponderExcluir